O papel das consultorias estratégicas de empresas júniores no fortalecimento das micro e pequenas empresas no Brasil

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorVieira, José Guilherme Silva, 1976--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Ciências Econômicas-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Bruno Nascimento de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:33:37Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:33:37Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-14-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85999-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85999-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. José Guilherme da Silva Vieira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Ciências Econômicas-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este trabalho tem como objetivo demonstrar a importância da consultoria de empresas juniores para fortalecer as micro e pequenas empresas no Brasil. As consultorias estratégicas, em crescente ascensão, surgem como ferramentas valiosas para desenvolver o potencial dessas empresas. Este processo colaborativo envolve consultores trabalhando com clientes para identificar desafios, analisar problemas, propor soluções e implementar mudanças. O estudo se concentra nas Empresas Júniores, grupos de estudantes universitários que aplicam conhecimentos teóricos em projetos práticos de consultoria estratégica, abordando áreas como plano de negócios, pesquisa de mercado, estudo de viabilidade, plano de marketing e controle financeiro. Para alcançar este objetivo, a pesquisa analisa o impacto e os desafios enfrentados pelas micro e pequenas empresas, com base em dados do SEBRAE, e investiga a atuação e os projetos das Empresas Júniores. O referencial teórico inclui conceitos de Michael Porter, Schumpeter, Ronald Coase, John Nash e John von Neumann, proporcionando uma base sólida para a análise da consultoria estratégica e seu papel no apoio às micro e pequenas empresas no Brasil-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectConsultoria-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e medias empresas - Administração-
Título: dc.titleO papel das consultorias estratégicas de empresas júniores no fortalecimento das micro e pequenas empresas no Brasil-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.