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| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Vilar, Kharina Sakakibara Machado | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:04:19Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:04:19Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2021 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85962 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85962 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Esse trabalho tem como objetivo geral compreender as possibilidades da Educação Matemática Crítica (EMC) para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso foi construída uma proposta didática para uma turma da EJA Ensino Médio em Pinhais/PR com 30 alunos, porém 15 alunos frequentavam as aulas e apenas 6 participaram assiduamente das aulas. A proposta foi baseada no conceito de Cenários para Investigação de Ole Skovsmose envolvendo distribuição de renda em uma microssociedade que se assemelhasse com a sociedade brasileira. A utilização de Cenários para Investigação propõe a possibilidade de compreender o papel social da matemática na sociedade e a participação ativa do aluno no processo de ensino/aprendizagem. Ainda que com algumas dificuldades, concluo que a utilização de Cenários para Investigação em turmas da EJA pode resultar em um processo de ensino e aprendizagem de matemática com maior significado para esse público, tendo em vista sua receptividade e engajamento. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação de jovens e adultos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa matematica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Análise retórica | - |
| Título: dc.title | Educação matemática crítica na educação de jovens e adultos utilizando cenários para investigação | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
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