Educação matemática crítica na educação de jovens e adultos utilizando cenários para investigação

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorRolkouski, Emerson, 1975--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática-
Autor(es): dc.creatorVilar, Kharina Sakakibara Machado-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:04:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:04:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-08-
Data de envio: dc.date.issued2021-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85962-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85962-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esse trabalho tem como objetivo geral compreender as possibilidades da Educação Matemática Crítica (EMC) para o público da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Para isso foi construída uma proposta didática para uma turma da EJA Ensino Médio em Pinhais/PR com 30 alunos, porém 15 alunos frequentavam as aulas e apenas 6 participaram assiduamente das aulas. A proposta foi baseada no conceito de Cenários para Investigação de Ole Skovsmose envolvendo distribuição de renda em uma microssociedade que se assemelhasse com a sociedade brasileira. A utilização de Cenários para Investigação propõe a possibilidade de compreender o papel social da matemática na sociedade e a participação ativa do aluno no processo de ensino/aprendizagem. Ainda que com algumas dificuldades, concluo que a utilização de Cenários para Investigação em turmas da EJA pode resultar em um processo de ensino e aprendizagem de matemática com maior significado para esse público, tendo em vista sua receptividade e engajamento.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectPesquisa matematica-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise retórica-
Título: dc.titleEducação matemática crítica na educação de jovens e adultos utilizando cenários para investigação-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.