Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Agranionih, Neila Tonin, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
Autor(es): dc.creator | Mocelin, Karina Guedes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:19:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:19:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2014 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85961 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85961 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. NeilaTonin Agranionih | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo : A pesquisa apresentada neste trabalho tem como objetivo esclarecer pontos relativos às compreensões dos alunos de uma turma de 6º ano de um Colégio Estadual do município de Campo Largo, PR, a respeito do valor posicional dos algarismos nas escritas numéricas: o que eles sabem a respeito e estratégias utilizadas por eles frente a uma atividade que envolve este conteúdo. Foram realizadas entrevistas com cinco alunos sorteados de uma turma composta por 25 alunos. A pesquisa foi realizada em duas etapas. Na primeira etapa os alunos deveriam identificar o valor posicional dos algarismos, e na segunda etapa resolver algumas situações-problema a partir de suas compreensões a respeito do valor posicional. Através das entrevistas realizadas, foi possível notar que os alunos demonstram dificuldades no processo de compreensão das propriedades do sistema de numeração decimal, das relações entre agrupamentos e escritas numéricas. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sistema decimal | - |
Título: dc.title | Compreensões sobre valor posicional de alunos do 6º ano do ensino fundamental de um Colégio do Município de Campo Largo - Pr | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: