
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Rolkouski, Emerson, 1975- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Exatas. Curso de Graduação em Matemática | - |
| Autor(es): dc.creator | Batista, Isabela Martinhuk Farias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:36:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:36:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-01-07 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85933 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85933 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Rolkouski | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Exatas, Curso de Graduação em Matemática | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa tem como objetivo analisar e descrever o que é recomendado sobre o ensino de conteúdos relacionados ao eixo Números e Valor Lugar para os anos iniciais no contexto do Teaching for Mastery, um conceito que faz parte de uma política pública de formação de professores de matemática na Inglaterra denominado Maths Hubs. Para essa pesquisa, primeiramente foi aprofundado nas chamadas cinco grandes ideias que formam a base desse material, sendo elas: variação conceitual e procedimental; representação e estrutura; pensamento matemático; fluência e coerência. Após esse estudo foram analisados os materiais desenvolvidos pela coordenação do programa. Os critérios utilizados para análise do material se deram com base no objeto de ensino, nas competências e habilidades exigidas e nos conteúdos. Com essa análise, as atividades presentes no material foram separadas em subeixos de acordo com as competências e habilidades exigidas. Foi possível concluir que o programa busca que professores de matemática utilizem metodologias inovadoras e que reforcem o aprendizado do estudante fazendo com que ele de fato compreenda a matemática que está sendo vista com foco no desenvolvimento do raciocínio matemático, que traz inúmeros benefícios. Porém existem também pontos negativos que puderam ser analisados como, por exemplo, a ausência de elementos culturais nas tarefas propostas. | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims to analyze and describe what is recommended about the teaching of contents related to the Numbers and Place Value for the early years in the context of Teaching for Mastery, a concept that is part of a public policy for the training of mathematics teachers in England called Maths Hubs. For this research, first, the so-called five big ideas that form the basis of this material were deepened, being them: conceptual and procedural variation; representation and structure; mathematical thinking; fluency and coherence. After this study, the materials developed by the coordination of the program were analyzed, the criteria used to analyze the material were based on the teaching object, the skills and abilities required and the contents. With this analysis, the activities present in the material were separated into sub-axes according to the skills and abilities required. It was possible to conclude that the program seeks for mathematics teachers to use innovative methodologies and to reinforce student learning, making them actually understand the mathematics being seen and mainly developing mathematical reasoning, which brings countless benefits. However, there are also negative points that could be analyzed, for example, the absence of cultural elements in the tasks and during classes. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Matemática | - |
| Título: dc.title | Teaching for mastery : um estudo sobre a concepção de ensino do eixo números e valor lugar nos anos iniciais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: