Os diálogos de Pietro Aretino : uma análise da figura feminina nos Ragionamenti (1534-1536)

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Autor(es): dc.contributorHonesko, Vinícius Nicastro, 1981--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em História-
Autor(es): dc.creatorModzelewski, Alloma Noara Pereira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:38:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:38:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2024-01-02-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85916-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85916-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dr. Vinicius Nicastro Honesko-
Descrição: dc.descriptionTese (doutorado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História. Defesa : Curitiba, 18/09/2023-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações femininas nas obras do escritor renascentista Pietro Aretino. As obras em questão, conhecidas como Ragionamento (1534) e Diálogo (1536), apresentam uma narrativa sexualmente explícita e trazem a mulher como protagonista, inserindo-a nos espaços do convento, do matrimônio e da prostituição. Nesse contexto, procuramos entender como Aretino se apropria do corpo da mulher para veicular sua crítica ao modelo comportamental da corte, expressando na conduta da prostituta as referências ao cortesão. Observando que a narrativa de Aretino incorpora elementos de uma misoginia medieval e, ao mesmo tempo, propaga uma ideia de autonomia e emancipação feminina. Ao desvelar a ambiguidade de Aretino, entende-se que o escritor reproduz um pensamento misógino ao usar o corpo feminino como metáfora para propagar sua crítica, atribuindo os valores corteses para a prostituta. Uma vez que, à luz das categorias pornografia e pós-pornografia, o comportamento sexual das personagens é visto como transgressor, expondo uma narrativa que tem no corpo marginalizado um espaço de sobrevivência.-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present work aims to analyze the female representations in the works of renaissance writer Pietro Aretino. The works in question, known as Ragionamento (1534) and Diálogo (1536), present a sexually explicit narrative and bring the woman as the protagonist, inserting them into the spaces of the convent, matrimony, and prostitution. In this context, we seek to understand how Aretino appropriates the female body to convey his critique of courtly behavioral models, expressing references to the courtier in the prostitute's conduct. Observing that Aretino's narrative incorporates elements of medieval misogyny while simultaneously propagating an idea of female autonomy and emancipation. By unveiling Aretino's ambiguity, it is understood that the writer reproduces a misogynistic thought by using the female body as a metaphor to disseminate his critique, ascribing courtly values to the prostitute. Given that, in light of the categories of pornography and post-pornography, the characters' sexual behavior is seen as transgressive, exposing a narrative where the marginalized body becomes a space of survival.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAretino, Pietro, 1492-1556-
Palavras-chave: dc.subjectImagem corporal em mulheres-
Palavras-chave: dc.subjectMisoginia-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Título: dc.titleOs diálogos de Pietro Aretino : uma análise da figura feminina nos Ragionamenti (1534-1536)-
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