Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Indioney Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Artes, Comunicação e Design. Programa de Pós-Graduação em Música | - |
Autor(es): dc.creator | Guinski, Guilherme Stromberg | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:56:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:56:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-26 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85888 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85888 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Indioney Carneiro Rodrigues | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Artes, Comunicação e Design, Programa de Pós-Graduação em Música. Defesa : Curitiba, 14/06/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente dissertação aborda a ressonância das ideias do teórico canadense Marshall McLuhan na apresentação do silêncio de John Cage. Muito já se falou sobre o compositor e suas influências zen-budistas e artísticas na definição do silêncio e de sua obra mais conhecida, 4'33''. Contudo, ao verificarmos a bibliografia dedicada a Cage, sentimos falta de análises mais profundas sobre a relação dele com McLuhan, relação esta que defendemos aqui ser muito mais extensa do que a literatura habitual sobre Cage nos leva a acreditar. Desta maneira, a partir de análises de fontes bibliográficas, sonoras e audiovisuais, estabelecemos nossa fundamentação teórica por meio de contextualização histórica e cultural da carreira artística de J. Cage em sua trajetória até peça 4'33'', em função dos conceitos de aldeia global, meios quentes e frios, espaço visual e acústico, entre outros, de Marshall McLuhan, para então analisar quatro obras de John Cage - a saber, 4'33'', Reunion, 4'33'' performada no vídeo A Tribute to John Cage, de Nam June Paik, e One¹¹ - e verificar a extensão das ideias do teórico canadense nessas diferentes formas de apresentação do silêncio. | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation addresses the resonance of Canadian theorist Marshall McLuhan's ideas on John Cage's presentation of silence. Much has been said about the composer and his Zen-Buddhist and artistic influences on the definition of silence and his best-known work, 4'33''. However, when we check the bibliography dedicated to Cage, we feel there is a lack of deeper analyses of his relationship with McLuhan, a relationship that we argue here is much more extensive than the usual literature on Cage leads us to believe. Thus, based on the analysis of bibliographic and audiovisual sources, we establish our theoretical foundation around a historical and cultural contextualization of J. Cage's trajectory until the piece 4'33'', according to Marshall McLuhan's concepts of global village, hot and cold media, visual and acoustic space, among others, in order to then analyze four works by John Cage - namely, 4'33'', Reunion, 4'33'' performed in Nam June Paik's video A Tribute to John Cage, and One¹¹ - and verify the extension of the Canadian theorist's ideas in these different ways of presenting silence. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cage, John, 1912-1992 - Crítica e interpretação | - |
Palavras-chave: dc.subject | McLuhan, Marshall, 1911-1980 | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Palavras-chave: dc.subject | Música | - |
Título: dc.title | O silêncio é a massagem : Marshall McLuhan e o silêncio de John Cage | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: