
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Campoy, Leonardo Carbonieri, 1981- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Humanas. Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional | - |
| Autor(es): dc.creator | Bandeira, Gabriela Bruni de Ferreira | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:52Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:52Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-25 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85820 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85820 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leonardo Carbonieri Campoy | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Sociologia em Rede Nacional. Defesa : Curitiba, 17/10/2023 | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa consiste em uma autoetnografia sobre minhas experiências como professora de sociologia. Em um contexto de ensino durante a pandemia, procuro descrever, além da própria pandemia, outros eventos críticos que permeiam minha vida, da escola em que realizo meu trabalho docente e de alunas e alunos. Os capítulos apresentam fragmentos de vivências em diferentes tipos de ruínas: ensinar sociologia durante os governos de Jair Bolsonaro no Brasil e de Ratinho Júnior no Paraná, precariedade do trabalho como professora temporária, ataques à educação pública e problemas da condição das mulheres no sistema de ensino. Esses dilemas norteiam a escrita da autoetnografia e a reflexão sobre o processo de escrita e a forma de narrar a história por um ponto de vista subjetivo e particular. Ao longo da dissertação, narro em primeira pessoa minhas impressões sobre os eventos críticos no Brasil e em minha vida pessoal, em uma tentativa de, a partir da experiência, produzir conhecimento antropológico e sociológico em circunstâncias adversas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research consists of an autoethnography about my experiences as a sociology teacher. In the context of teaching during the pandemic, I aim to describe, in addition to the pandemic itself, other critical events that permeate my life, the school where I conduct my teaching work, and my students. The chapters present fragments of experiences in different types of ruins: teaching sociology during the administrations of Jair Bolsonaro in Brazil and Ratinho Júnior in Paraná, the precarity of temporary teaching work, attacks on public education, and issues related to women's status within the education system. These dilemmas guide the writing of the autoethnography and the reflection on the writing process and the manner of narrating history from a subjective and personal standpoint. Throughout the dissertation, I narrate in the first person my impressions of critical events in Brazil and in my personal life, in an attempt to, through experience, produce anthropological and sociological knowledge under adverse circumstances | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | COVID-19 (doença) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Prática de ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociologia | - |
| Título: dc.title | Fazer e passar por : experiências do ensino de sociologia nas ruínas | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: