Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Joucoski, Emerson, 1972- | - |
Autor(es): dc.contributor | Reis, Rodrigo Arantes, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor Litoral. Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais | - |
Autor(es): dc.creator | Farias, Lucas Raoni Prado de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-21 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85775 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85775 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Emerson Joucoski | - |
Descrição: dc.description | Coorientador: Prof. Dr. Rodrigo Arantes Reis | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Paraná, Setor Litoral, Programa de Pós-Graduação em Rede Nacional para o Ensino das Ciências Ambientais. Defesa : Matinhos, 25/04/2023 | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Área de concentração: Ciências Ambientais | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O Ensino das Ciências no Brasil não acompanhar os rápidos avanços tecnológicos presentes na sociedade atual. Isso faz com que algumas aulas sejam desenvolvidas através de metodologias arcaicas e que despertam pouco interesse aos olhos dos estudantes. Por isso, cursos de capacitação para professores que apresentem novas tecnologias para o Ensino das Ciências se fazem necessários. Essa pesquisa possui o objetivo de analisar a estratégia das capacitações on-line do Programa GLOBE (Programa Global de Aprendizagem e Observações em Benefício do Meio Ambiente, do inglês, Global Learning and Observations to Benefit the Environment) ocorridas em 2020 como instrumento de formação continuada de professores a partir do uso dos protocolos do GLOBE. Para isso, foi aplicado um questionário a 26 participantes dos cursos e das oficinas de capacitação. A intenção foi descrever como e onde os professores aplicaram os protocolos, analisando o resultado alcançado pelas capacitações. Isso pode desvelar se o processo de formação continuada faz com que projetos do tipo Ciência Cidadã, com o perfil GLOBE, se viabilizem e verificando a aplicabilidade da Ciência Cidadã nas escolas envolvidas. Os resultados encontrados mostram que as capacitações do Programa GLOBE possuem potencialidades de promover uma melhoria no Ensino das Ciências, pois a aplicação das metodologias do Programa GLOBE contribuem na formação da autonomia dos professores, faz cumprir pontos que a BNCC sugere como importantes na aprendizagem científica e aproximam as aulas de Ciências da realidade digital atual | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Science Teaching in Brazil cannot keep up with the rapid technological advances present in today's society. This causes the classes to be developed through archaic methodologies that arouse little interest in the eyes of students. Therefore, training courses for teachers who present new technologies for Science Teaching are necessary. This research aims to analyze the strategy of the online training of the GLOBE Program that took place in 2020 as an instrument for continuing teacher education using the GLOBE protocols. For this, a questionnaire was applied to 26 training participants with the intention of describing how and where the teachers applied the protocols, analyzing the result achieved by the training in order to reveal whether the training process makes projects like Citizen Science, with the GLOBE profile, make it possible and verify the applicability of Citizen Science in the schools involved. The results found show that GLOBE training has the potential to promote an improvement in Science Teaching, as the application of GLOBE methodologies contributes to the formation of teachers' autonomy, fulfills points that the BNCC suggest are important in scientific learning and bring together the Science classes of the current digital reality | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores - Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciencias ambientais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Ambientais | - |
Título: dc.title | Ciência cidadã e formação de professores para além dos muros da escola : diagnóstico das capacitações online do Programa GLOBE 2020 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: