Ações para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio : análise pelas notícias do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Renata Peres, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorChaves, Wendy Nelly dos Santos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:30:50Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:30:50Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85769-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85769-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Renata Peres Barbosa-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 72-73-
Descrição: dc.descriptionResumo : Em dezembro de 2018 foi instituída a Base Nacional Comum Curricular da Etapa do Ensino Médio (BNCC-EM) por meio da Resolução no 4 de 17 de dezembro de 2018. A Resolução estabelece que "a adequação dos currículos à BNCC-EM deve estar concluída até início do ano letivo de 2020, para a completa implantação no ano de 2022". Esta pesquisa, bibliográfica e documental, visa analisar as ações referentes à implementação da BNCC-EM em âmbito nacional, utilizando como fontes as notícias publicadas no site do Conselho Nacional dos Secretários de Educação - CONSED. Para isso, a primeira etapa da pesquisa constituiu-se na discussão conceitual sobre currículo e políticas curriculares, bem como sobre o contexto de aprovação da BNCC, demarcando o quanto o campo se constitui como um campo de disputas e reflete as contradições dadas na sociedade. Na segunda etapa da pesquisa realizou-se o mapeamento das ações a partir das notícias publicadas em todos os estados, para então, por fim, realizar a análise do material coletado. Como resultados, verificou-se que as ações referentes à implementação da base, até o momento, são relacionadas especificamente à formação de professores. Foram mapeadas 141 (cento e quarenta e uma) notícias dos 26 estados e Distrito Federal, dentre elas 104 (cento e quatro) publicações são referentes às ações de formação. Para análise do material, estabeleceu-se como categorias de análise da pesquisa: 1) Competências e Habilidades; 2) Projeto de Vida; 3) Itinerários formativos e Educação Técnica e Profissional. Depreendeu-se que a concepção de educação e de currículo presente em grande parte das notícias apresenta um caráter pragmático, de conformação e adequação à lógica mercantil, com foco na introdução dos jovens no mercado de trabalho, enfatizando o protagonismo juvenil, empreendedorismo e a educação financeira. Além disso, as ações de formação, em geral, são realizadas por parcerias entre as Secretarias Estaduais de Educação com institutos e fundações privadas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino médio - Currículos-
Título: dc.titleAções para a implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio : análise pelas notícias do Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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