Valorização profissional docente e as demandas expressas nas pautas sindicais : uma análise a partir de dois casos municipais (Curitiba e Piraquara)

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Autor(es): dc.contributorGouveia, Andréa Barbosa, 1974--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorLourenço, Mayara Regina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:29:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:29:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85729-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85729-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Andréa Barbosa Gouveia-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 83-89-
Descrição: dc.descriptionResumo : Esta pesquisa se propõe a analisar quais são as demandas por Valorização expressas nas Pautas de Reivindicação sindicais do Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba e da Associação dos Professores Municipais de Piraquara, de 2016 a 2020. A valorização dos profissionais da educação é um princípio constitucional, e tema de diversas leis como o FUNDEB, PSPN e o PNE de 2014, contudo ainda é cercado por embates políticos. O objetivo desta pesquisa é analisar quais dimensões e valorização estão expressas como demandas nas pautas sindicais nos municípios de Curitiba e Piraquara, considerando o cenário de crise econômica e social no país. Para tal análise foi realizada a caracterização das condições de financiamento da educação de cada município, caracterização das condições de trabalho, caracterização das duas entidades sindicais, análise documental das Pautas de Reivindicação relativas à Remuneração e Carreira, considerando o cenário de crise econômica e a análise das Pautas de Reivindicação relativas à valorização da profissão docente, no contexto social. A metodologia empregada foi a revisão de literatura da produção acadêmica sobre os temas de Valorização, Financiamento da Educação e Sindicalismo Docente, análise dos dados do Sistema de Informação Sobre Orçamento Público em Educação (SIOPE) relativos ao financiamento da educação nos municípios, análise dos dados do Censo Escolar sobre a composição do quadro de docentes e a análise documental das Pautas de Reivindicação. Como principal resultado, foi possível identificar que as demandas por valorização que mais aparecem nas Pautas de Reivindicação dizem respeito à Carreira, Remuneração, Condições de Trabalho e Saúde e Previdência.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Sindicatos-
Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Salários, etc-
Título: dc.titleValorização profissional docente e as demandas expressas nas pautas sindicais : uma análise a partir de dois casos municipais (Curitiba e Piraquara)-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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