Planejamento na educação infantil : uma pesquisa de análise documental entre dois municípios da Região Sul

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Larissa Naiara de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:06:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:06:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85712-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85712-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Dra. Leziany Silveira Daniel-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 50-54-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso visou compreender a importância do Planejamento na Educação Infantil. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos documentos produzidos das cidades de Curitiba e Florianópolis. Estes documentos são fundamentais para orientar e delinear as práticas pedagógicas desenvolvidas nas cidades. O trabalho se organizou em três capítulos, o primeiro traz um breve referencial histórico a respeito da Educação Infantil e sua concepção como primeira etapa da Educação Básica. E o segundo traz como eixo a reflexão do processo de Documentação Pedagógica e a Abordagem de Reggio Emillia , viabilizando as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem e planejamento escolar. O terceiro capítulo, realizou-se a fundamentação teórica sobre os documentos das cidades de Curitiba e Florianópolis e o processo de análise. Por fim compreende-se que ambas as cidades consideram a importância do planejamento na Educação Infantil para a construção de uma aprendizagem significativa.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectPlanejamento educacional-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental)-
Título: dc.titlePlanejamento na educação infantil : uma pesquisa de análise documental entre dois municípios da Região Sul-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.