
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Larissa Naiara de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:06:55Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:06:55Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85712 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85712 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 50-54 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : O presente Trabalho de Conclusão de Curso visou compreender a importância do Planejamento na Educação Infantil. Desse modo, realizou-se uma pesquisa bibliográfica com base nos documentos produzidos das cidades de Curitiba e Florianópolis. Estes documentos são fundamentais para orientar e delinear as práticas pedagógicas desenvolvidas nas cidades. O trabalho se organizou em três capítulos, o primeiro traz um breve referencial histórico a respeito da Educação Infantil e sua concepção como primeira etapa da Educação Básica. E o segundo traz como eixo a reflexão do processo de Documentação Pedagógica e a Abordagem de Reggio Emillia , viabilizando as contribuições para o processo de ensino-aprendizagem e planejamento escolar. O terceiro capítulo, realizou-se a fundamentação teórica sobre os documentos das cidades de Curitiba e Florianópolis e o processo de análise. Por fim compreende-se que ambas as cidades consideram a importância do planejamento na Educação Infantil para a construção de uma aprendizagem significativa. | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Planejamento educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Estudo e ensino (Ensino fundamental) | - |
| Título: dc.title | Planejamento na educação infantil : uma pesquisa de análise documental entre dois municípios da Região Sul | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: