Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Luciane Paiva Alves de, 1975- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Moura, Julia Caroline Farias de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:52:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:52:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85707 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85707 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Luciane Paiva Alves de Oliveira | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 40-41 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este estudo examina os temas tratados em artigos científicos sobre corpo, infância e educação, publicados na Scientific Electronic Library Online (SciELO/Brasil), entre os anos de 2016 e 2020. Se caracteriza por uma pesquisa bibliográfica, desenvolvida por meio de seleção e análise de 12 artigos que se remetem à Educação Infantil e aos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Entre os instrumentos de pesquisa foram empregadas a leitura e a categorização dos trabalhos. Esse exercício ocorreu de forma exploratória, de modo que os dados foram transferidos para fichamentos e, em seguida, interpretados segundo suas recorrências. Nesse sentido, foram estabelecidas leituras reflexivas com o intuito de identificar semelhanças e diferenças no material selecionado. A partir deste exercício metodológico, chegou-se a seguinte organização dos temas: Educação Infantil - brincadeira, cuidado, expressões corporais e inclusão; Anos Iniciais do Ensino Fundamental - práticas pedagógicas e cuidado. Por fim, identificou-se uma quantidade superior de artigos no âmbito da Educação Infantil, o que sinaliza maior interesse pelas discussões que envolvem o corpo naquele nível de ensino, ou seja, na formação da criança pequena. Também a averiguação de que os trabalhos da Educação Infantil possuíam um caráter mais propositivo em relação à educação do corpo, enquanto aqueles dos Anos Iniciais se concentravam na crítica daquilo que já ocorre (ou ocorreu) na escola, especialmente sobre os saberes escolares | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This study examines the themes dealt with in scientific articles on body, childhood and education, published in the Scientific Electronic Library Online (SciELO/Brazil), between the years 2016 and 2020. It is characterized by a bibliographic research, developed through selection and analysis of 12 articles referring to Early Childhood Education and the Early Years of Elementary Education. Among the research instruments, reading and categorizing works were used. This exercise took place in an exploratory way, so that the data were transferred to records and then interpreted according to their recurrences. In this sense, reflective readings were established in order to identify similarities and differences in the selected material. From this methodological exercise, the following themes were organized: Early Childhood Education - play, care, body expressions and inclusion; Early Years of Elementary School - pedagogical practices and care. Finally, a higher number of articles was identified in the scope of Early Childhood Education, which signals greater interest in the discussions that involve the body at that level of education, that is, in the training of young children. Also the investigation that the works of Early Childhood Education had a more purposeful character in relation to the education of the body, while those of the Early Years focused on criticizing what already occurs (or occurred) in school, especially about school knowledge | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa bibliografica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
Título: dc.title | Corpo, infância e educação : um estudo sobre os temas publicados na Scientific Electronic Library Online (Scielo/Brasil) entre os anos de 2016 e 2020 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: