Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Daniel, Leziany Silveira, 1978- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Jéssica Fernanda dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:52:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:52:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85705 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85705 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Leziany Silveira Daniel | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 76-80 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho buscou investigar e refletir acerca da documentação pedagógica e da fotografia na educação infantil, através da ressignificação cultural da produção e concepção dos materiais imagéticos. Por meio da metodologia do estudo de caso em um CMEI na cidade de Curitiba/PR, acompanhando crianças da turma do maternal por pouco mais de um ano, referente a, principalmente 2019. Utilizando-se de uma narrativa autoral e reflexiva a respeito das investigações bibliográficas em decorrência da prática. O levantamento na literatura especializada na área complementa-se por meio de uma análise que propõe reflexões a respeito do conceito da fotografia como ferramenta para a ação docente e que potencializa a documentação pedagógica por meio da criação de registros. Buscando descobrir quais as potencialidades desse recurso podem ser exploradas no processo de documentação de acordo com suas possibilidades de produção. No decorrer da pesquisa realizou-se um breve percurso sobre os conceitos acerca das crianças e da educação da primeira infância, que evidenciou a necessidade da reflexão sobre as práticas fotográficas dentro do contexto pedagógico admitindo-as como um processo longo e particular. Por meio da contribuição narrativa, que ressaltou a importância da produção docente, as imagens revelaram-se como polissêmicas e importantes instrumentos reveladores de percursos e de possibilidades no universo pedagógico | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study sought to investigate and reflect upon pedagogical documentation and photography in early childhood education, as from the cultural resignification of image materials production and conception. Through the case study method at a CMEI in the city of Curitiba/PR, keeping up with pre-primary school children for a little over a year, referring mainly to 2019, making use of an authorial and reflexive narrative about the bibliographical investigations as a result of the practice.The research in the specialized literature in the area is complemented by an analysis that proposes reflections on the concept of photography as a tool for teaching practice and that enhances pedagogical documentation by the creation of records, in an attempt to discover which potentialities of this resource can be explored in the documentation process according to its production possibilities. Throughout the research, a brief overview of the concepts about the children and early childhood education was developed. It became evident the need for reflection on photographic practices within the pedagogical context, admitting them as a long and particular process. By means of the narrative contribution, which emphasized the importance of teaching production, the images revealed themselves as polysemic and important instruments that reveal pathways and possibilities in the pedagogical universe. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Documentação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fotografias | - |
Título: dc.title | Documentação pedagógica e fotografia na educação infantil : um caminho entre a ressignificação cultural da produção e concepção dos materiais imagéticos por meio da prática | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: