Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Hegeto, Léia de Cássia Fernandes, 1977- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Hellen Vaz da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:53:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:53:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-18 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85697 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85697 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof(a). Dr(a). Léia de Cássia Fernandes Hegeto | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 61-64 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho tem como objetivo geral evidenciar a importância da função social da escola, do pedagogo e a visão dos sujeitos do Ensino Médio, utilizando-se de documentos e materiais que demonstram como é crucial ter um olhar sensibilizado com os(as) jovens alunos(as). A importância e organização do Ensino Médio, como direito irrevogável e objetivo de proporcionar uma aprendizagem e desenvolvimento integral dos alunos. Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa, demonstrando por meio referências bibliográficas de autores tais como Paulo Freire (1987), Miguel Arroyo (2014), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (1996) entre outros, para enfatizar a importância de pensar as diversidades existentes no meio social e que refletem no meio escolar, utilizando-se de pesquisas e autores que discutem sobre os temas abordados. Foi realizado um questionário com alunos e professores do Ensino Médio noturno, em um Colégio Estadual, para observar os motivos da não frequência dos alunos, que serviu como subsídio para a escrita do trabalho. Como resultados das respostas, destaca-se que o cansaço dos alunos, as metodologias utilizadas pelos professores e o ambiente estrutural da escola são alguns dos fatores que contribuem para a não frequência dos estudantes. | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work has the general objective of highlighting the importance of the social function of the school, of the pedagogue and the view of the subjects of High School, using documents and materials that demonstrate how crucial it is to have a sensitized look with the young students (at). The importance and organization of Secondary Education, as an irrevocable right and objective of providing integral learning and development for students. As a methodology, qualitative research was used, demonstrating bibliographic references from authors such as Paulo Freire (1987), Miguel Arroyo (2014), Paulo Carrano (2014), Juarez Dayrell (1996) among others, to emphasize the importance of thinking about the existing diversity in the social environment and that reflect in the school environment, using research and authors who discuss the topics covered. A questionnaire was carried out with students and teachers of night high school, in a State College, to observe the reasons for the non-attendance of students, which served as a subsidy for writing the work. As a result of the responses, it is highlighted that the tiredness of the students, the methodologies used by the teachers and the structural environment of the school are some of the factors that contribute to the non-attendance of the students. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Bem-estar social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Título: dc.title | Ensino médio : a função social da escola e o papel dos (as) pedagogos (as) e suas relações com os (as) jovens do ensino médio noturno | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: