
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Odilon Carlos, 1950- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Nicole Jessi Lourenço de | - |
| Autor(es): dc.creator | Camargo, Fernanda Ribeiro de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:29:09Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:29:09Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85684 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85684 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Dr. Odilon Carlos Nunes | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 51-53 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : A avaliação é um tema de estudo cheio de complexidades, e quando nos deparamos com as dificuldades de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem de pessoas com deficiência, necessidades especiais e/ou necessidades educacionais especiais, é importante conhecer as legislações vigentes para assegurar uma educação de qualidade, e entender referenciais teóricos-metodológicos para uma ação avaliativa acessível. Utilizando como metodologia a pesquisa bibliográfica, o objetivo deste trabalho é entender como o portfólio dentro do contexto escolar possui o potencial de ser um importante aliado dos professores no processo de ensino-aprendizagem. A justificativa do estudo revela-se na necessidade de buscar uma educação cada vez mais justa, tanto em perspectivas educacionais quanto avaliativas. Usando autores da área da avaliação, e partindo da concepção de que professores precisam compreender novas concepções, tanto de avaliação, como de educação, concluímos que é necessário uma relação de parceria com os educandos para tornar a escola um lugar cada vez mais inclusivo | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Assessment is a subject of study full of complexities, and when we face difficulties in following the teaching-learning process of peoples with disabilities, special needs and/or special educational needs, It is important to know the laws in force to ensure an education quality, and understand theoretical-methodological references for an accessible action in school. Using the bibliographic research as a methodology, the objective of this work is to understand how the portfolio in the education context has the potential to be a very important ally of teachers in the teaching-learning process. The justification of this study reveals the need to seek an increasingly egalitarian education, both in educational and evaluative perspectives. Using authors from the evaluation field, and starting from the concept that teachers need to understand new concepts, both in evaluation and in education, we conclude that a partnership with students is necessary to make the school an inclusive place | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação especial - Paraná | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
| Título: dc.title | Avaliação educacional no campo da educação especial | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: