A importância de elaborar o passado : uma análise sobre leis n° 5.692/71 e n° 13.415/17

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Autor(es): dc.contributorBarbosa, Renata Peres, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorRibas, Fernanda Felipe-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:48Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:48Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2020-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85683-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85683-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof(a). Dr(a). Renata Peres Barbosa.-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 48-51-
Descrição: dc.descriptionResumo : Este estudo tem como objetivo traçar um paralelo e examinar as leis 5.692/71 e 13.415/17, buscando problematizar a narrativa de novidade atribuída à segunda reforma, expondo pontos de semelhança entre ambas. Com o subsídio da teoria crítica da sociedade, em especial, Theodor Adorno, problematiza-se a proposta de reestruturação educacional das referidas leis e seus decorrentes déficits éticos e formativos. A hipótese da pesquisa é que, embora as Reformas refiram-se a momentos distintos, suas propostas convergem, em parte. Utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica e documental. Como resultados, verifica-se as similaridades contempladas a partir de três aspectos de semelhança, a saber: 1) conjuntura imperativa com as quais ambas foram deliberadas; 2) a lógica utilitarista dada à educação e os mecanismos de padronização curricular; 3) a abstenção da responsabilidade do Estado para com a educação, que abre espaço para que empresas e agências internacionais deliberem sobre o bem público; a política de culpabilização docente e outros-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectBase Nacional Comum Curricular-
Palavras-chave: dc.subjectAnalise-
Título: dc.titleA importância de elaborar o passado : uma análise sobre leis n° 5.692/71 e n° 13.415/17-
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