
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Moro, Catarina de Souza, 1966- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Barbara, Franciane Santos de Jesus Pires Santa | - |
| Autor(es): dc.creator | Lourenço, Fernanda dos Santos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:24:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:24:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85682 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85682 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra Catarina Moro | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 65-69 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Nossa pesquisa teve por objetivo realizar uma análise bibliográfica relacionada ao acesso e a qualidade na Educação Infantil (EI). Para isso empreendemos uma investigação em artigos acadêmicos publicados em periódicos, num recorte temporal entre os anos de 2013 a 2020. Realizamos buscas pelos descritores: cobertura, oferta, obrigatoriedade, acesso e qualidade; cruzamos com os termos: educação infantil, creche, pré-escola, crianças de zero a três anos, crianças de quatro a cinco anos e crianças de zero a seis anos. A composição total do corpus em questão foi de 47 artigos selecionados. Percebemos que existem vários fatores limitantes para que as intenções de ampliação da cobertura e da qualidade da Educação Infantil sejam efetivadas, por exemplo: a falta de investimento na infraestrutura das instituições de Educação Infantil, falta de valorização dos educadores e as desigualdades socioeconômicas existentes em diversas regiões do Brasil, principalmente com ausência de oferta, justamente nas regiões mais pobres do país. Descobrimos também que outros obstáculos são: entender equivocadamente que a pré- escola é um preparatório para a escola, e também a terceirização das creches deixando a maioria nas mãos de instituições conveniadas. Assim persistem ainda inúmeros desafios a serem vencidos para que ocorram mudanças positivas relacionadas ao direito da criança o acesso e permanência na Educação Infantil de qualidade | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : Our research aimed to carry out a bibliographic analysis related to access and quality in Early Childhood Education (EI). For this, we undertook an investigation in academic articles published in periodicals, in a time frame between the years 2013 to 2020. We conducted searches for the descriptors: coverage, offer, mandatory, access and quality; we cross-refer to the terms: early childhood education, day care, preschool, children aged zero to three, children aged four to five and children aged zero to six. The total composition of the corpus in question was 47 selected articles. We realize that there are several limiting factors for the intentions of expanding the coverage and quality of early childhood education to be carried out, for example: the lack of investment in the infrastructure of early childhood education institutions, the lack of appreciation of educators and the socioeconomic inequalities that exist in several regions of Brazil, mainly with a lack of supply, precisely in the poorest regions of the country. We also discovered that other obstacles are: misunderstanding that preschool is a preparation for school, and also the outsourcing of daycare centers leaving the majority in the hands of partner institutions. Thus, there are still countless challenges to be overcome in order for positive changes related to the right of the child to have access to and remain in quality early childhood education | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa educacional | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação - Qualidade | - |
| Título: dc.title | Acesso e qualidade em educação infantil : um estudo bibliográfico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: