Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Roballo, Roberlayne de Oliveira Borges, 1973- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Glatz, Emanoela Thereza Marques de Mendonça | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:10:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:10:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85679 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85679 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dra. Roberlayne Borges Roballo | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 104-116 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho, que traz como foco de estudo a saúde mental dos estudantes universitários, tem como objetivo compreender como a temática da saúde mental é apreendida pelos discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná (UFPR), desvendando os principais fatores desencadeantes do adoecimento psíquico nessa população, interseccionando-se à relação entre discentes e o serviço de Acolhimento Psicológico ofertado pela Pró-reitoria de Assuntos Estudantis desta instituição. O presente trabalho, de caráter quali-quantitativo, está metodologicamente organizado em três partes, sendo uma primeira que discute sobre a saúde mental em âmbito cientifico, político, social e institucional, uma segunda que debate sobre a condição psicológica dos estudantes universitários e a terceira com foco nos estudantes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná. Tanto a primeira como a segunda parte, foram construídas através de uma revisão sistemática e de literatura. Já a terceira parte contou com a realização de um questionário fechado, encaminhado aos discentes com matrículas ativas no curso de pedagogia da UFPR. Concluímos que a saúde mental vai à universidade, no entanto os discentes do curso de pedagogia da Universidade Federal do Paraná ainda temem pelo estigma e pré-conceito enraizados diante da "loucura" e da "anormalidade" daqueles que padecem de algum distúrbio psicológico. A insegurança e o preconceito, causados pelo adoecimento psíquico, não permitem que os estudantes busquem o acolhimento psicológico ofertado pela instituição. Destarte, há a sugestão para a construção de uma ferramenta de aproximação entre discentes – Pró-reitoria de Assuntos Estudantis | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This work, which focuses on undergraduates’ mental health, aims to understand how the mental health subject is apprehended by Federal University of Paraná’s (UFPR) Pedagogy students, unraveling the major factors that triggers psychic sickness in that social group, linking them to the relationship between the students and the Psychological Support service offered by this institution’s Dean of Student Subjects. The present study, that is both qualitative and quantitative, is methodologically organized in three sections: the first one discusses about mental health in a scientific, political, social and institutional scope; the second one debates on the undergraduates’ psychological condition; and the third one focuses on the UFPR’s Pedagogy students. Both first and second sections were constructed through a systematic literature revision. And the third section was made with the realization of a closed questionnaire, forwarded to UFPR’s Pedagogy students with an active enrollment. We conclude that mental health goes to university, although the UFPR’s Pedagogy students still fear for the "crazy" and "abnormal" stigma and pre-conception that is put against those who suffer from some psychological disorder. The insecurity and prejudice, both caused by psychic sickness, do not allow the students to seek for the psychological aid offered by the institution, thus there is the suggestion for constructing a tool capable of bringing the students closer to the Dean of Student Subjects | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Serviços de saúde mental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Preconceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pesquisa social | - |
Título: dc.title | "A saúde mental vai à universidade" ? : os estressores acadêmicos, os discentes do curso pedagogia e o serviço de acolhimento psicológico da Universidade Federal do Paraná | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: