Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Gizele de, 1970- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Alves, Eduarda Aparecida | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:10:18Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:10:18Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85676 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85676 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof.a Dr.a Gizele de Souza. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 36-37 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : Esta pesquisa tem como escopo investigar o processo de apropriação das experiências educacionais italianas em três instituições de educação infantil de Curitiba. Tendo como objetivo mapear como essas experiências que se mostraram presentes dentro das instituições nos últimos anos chegaram até as escolas, se aconteceu através de estudos, viagens, além de relacionar a seleção de quais influências e como elas são adaptadas a realidade das escolas curitibanas. A pesquisa empírica aconteceu através de um questionário, onde pedagogas e diretoras de três escolas centrais de Curitiba puderam compartilhar pela escrita do mesmo quais as preposições pedagógicas da escola, sobre sua fundação e como as experiências italianas se fazem presentes no cotidiano das crianças, trazendo dados concretos que puderam ser relacionados resultando em um breve levantamento de apropriação que para tanto foi pautado nos referenciais teóricos de análise os autores Bondioli; Mantovani (1995), Rinaldi (2012), Rosemberg; Campos (1994), Fortunati (2009), Edwars; Gandini; Forman (1999) que levaram ao entendimento de que as escolas se apropriam de determinadas práticas italianas, adaptam a sua realidade de forma a não tornar a escola uma cópia de Itália mas sim trazer os conceitos chaves de protagonismo, autonomia e respeito de forma a manter a práxis sempre em movimento | - |
Descrição: dc.description | Abstract : This research aims to investigate the process of appropriating Italian educational experiences in three early childhood education institutions in Curitiba. Aiming to map how these experiences that have been present within the institutions in recent years reached schools, if it happened through studies, travel, in addition to relating the selection of which influences and how they are adapted to the reality of Curitiba schools. The empirical research took place through a form, where pedagogues and principals from three central schools in Curitiba were able to share, by writing the same, the pedagogical prepositions of the school, about its foundation and how Italian experiences are present in the daily lives of children, bringing data concrete that could be related resulting in a brief assessment of appropriation that was based on the theoretical frameworks of analysis the authors Bondioli; Mantovani (1995), Rinaldi (2012), Rosemberg; Campos (1994), Fortunati (2009), Edwars; Gandini; Forman (1999) who led to the understanding that schools appropriate certain Italian practices, adapt their reality in a way that does not make the school a copy of Italy but rather brings the key concepts of protagonism, autonomy and respect in order to maintain a practice always on the movement | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem experimental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas particulares | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação de crianças - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | Circulação e apropriação das experiências educativas italianas em instituições particulares de educação infantil em Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: