
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Paludo, Karina Inês, 1988- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Basso, Débora Clausen | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:24:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:24:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85674 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85674 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | - |
| Descrição: dc.description | Coorientador: Dra. Karina Inês Paludo | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 65-70 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Ao longo das últimas décadas, estudos têm buscado entender as relações entre altas habilidades/superdotação (AH/SD) e criatividade. Dessa forma, o presente trabalho teve como objetivo identificar e analisar artigos científicos publicados nas bases de dados CAPES e SciELO, entre os anos de 2011 e 2020, a fim de compreender as concepções utilizadas sobre AH/SD e criatividade bem como as relações estabelecidas entre os dois construtos nesses artigos. Como resultado, foram encontrados 13 artigos, os quais foram analisados quanto a pesquisadores, desenho metodológico, objetivo do estudo, resultados, participantes, instrumentos e concepções de AH/SD e criatividade. Assim, foi possível observar que: Nakano, Fleith e Primi foram pesquisadores de mais de um artigo selecionado, o método quantitativo foi o mais utilizado dentre os artigos analisados e o público-alvo foi predominantemente estudantes do Ensino Fundamental. Quanto à análise dos instrumentos, o Teste Torrance de Pensamento Criativo, o Teste de Criatividade Figural Infantil e a Bateria de Avaliação para Altas Habilidades/Superdotação foram os mais utilizados. No que diz respeito às concepções de AH/SD, Renzulli foi o autor mais utilizado e sobre as concepções de criatividade notou-se uma maior diversidade de autores – compreendeu-se, assim, que ambos os construtos vêm sendo estudados a partir de perspectivas multidimensionais. Como conclusão, foi sugerida a realização de mais pesquisas acerca dessa temática para aprofundar a compreensão sobre as relações entre os dois construtos e, de modo específico, foi sugerida a realização de pesquisas dentro da temática com público-alvo voltado para estudantes do Ensino Médio e pessoas adultas | - |
| Descrição: dc.description | abstract : Over the last years, studies have been trying to understand the relation between giftedness and creativity. Therefore, this paper aims to identify and analyse scientific articles published on databases such as CAPES and SciELO, from 2011 to 2020, in order to comprehend the conceptions of giftedness and creativity as well as the relation between these two constructs. As results, 13 scientific articles were found and analyzed about researchers, methodological design, study objective, results, target audience, psychological instruments and giftedness and creativity conceptions. The analyses of the results showed that: Nakano, Fleith and Primi were researchers in more than one selected article, the quantitative method was the most used among the selected articles and the target audience was predominantly elementary school students. As for the analysis of instruments, the most used ones were: Teste Torrance de Pensamento Criativo, Teste de Criatividade Figural Infantil and Bateria de Avaliação para Altas Habilidades/Superdotação. In regard to the concepts of giftedness, Renzulli was the most used author and, on the conceptions of creativity a greater diversity of authors was noted - it was understood, therefore, that both constructs are being studied from multidimensional perspectives. In conclusion, there is a need for more researches within the theme to deepen the understanding of the relation between the two constructs, and, in a specific way, it is suggested to conduct more researches within the theme with high school students and adults as target audience | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superdotados - Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças excepcionais - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes do ensino fundamental | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudos de casos | - |
| Título: dc.title | Altas habilidades/superdotação e criatividade : uma revisão sistemática da literatura | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: