Clima escolar, comunicação e o trabalho do (a) pedagogo (a) em escolas estaduais do Paraná : uma investigação

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Autor(es): dc.contributorDias, Lucimar Rosa, 1966--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorNoronha, Danielle Rubleski-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:12:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:12:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85669-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85669-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa Dra Lucimar Rosa Dias-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 39-42-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre Clima escolar e Comunicação no trabalho de pedagogas do estado do Paraná. Embora pouco discutido este tema no campo educacional sabemos que a comunicação é fundamental nas relações educacionais. A pesquisa foi qualitativa de tipo exploratória. Para a organização divulgamos por meio de redes sociais e e-mails um questionário no formulário Google docs com 20 questões objetivas e uma discursiva. Ele foi respondido por 30 pedagogas. A maioria delas atua na Rede Municipal de Curitiba. A partir da análise do material foi observado que as pedagogas concebem a Comunicação como prioridade no seu trabalho e consideram o Clima agradável na escola em que atuam. Entretanto, alguns aspectos negativos foram apontados e podem ser objeto de futuras pesquisas. Elas destacaram: a presença de fofoca no ambiente, a falta de apoio e reconhecimento dos colegas sobre seu trabalho e a relação conflituosa com a direção. Assim uma das conclusões que chegamos foi que embora considerem importante tratar do Clima escolar elas não possuem acúmulo sobre o tema e tendem a considerar quando falam sobre que não caberia a elas uma ação proativa em relação ao tema. Constatamos também que nem a formação inicial e nem a continuada no estado do Paraná incluem essas reflexões dentre os saberes necessários na organização do trabalho pedagógico realizado por elas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectPedagogos-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas publicas - Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectAmbiente escolar-
Título: dc.titleClima escolar, comunicação e o trabalho do (a) pedagogo (a) em escolas estaduais do Paraná : uma investigação-
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