Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Dias, Lucimar Rosa, 1966- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Noronha, Danielle Rubleski | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:12:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:12:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85669 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85669 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa Dra Lucimar Rosa Dias | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 39-42 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo teve por objetivo investigar a relação entre Clima escolar e Comunicação no trabalho de pedagogas do estado do Paraná. Embora pouco discutido este tema no campo educacional sabemos que a comunicação é fundamental nas relações educacionais. A pesquisa foi qualitativa de tipo exploratória. Para a organização divulgamos por meio de redes sociais e e-mails um questionário no formulário Google docs com 20 questões objetivas e uma discursiva. Ele foi respondido por 30 pedagogas. A maioria delas atua na Rede Municipal de Curitiba. A partir da análise do material foi observado que as pedagogas concebem a Comunicação como prioridade no seu trabalho e consideram o Clima agradável na escola em que atuam. Entretanto, alguns aspectos negativos foram apontados e podem ser objeto de futuras pesquisas. Elas destacaram: a presença de fofoca no ambiente, a falta de apoio e reconhecimento dos colegas sobre seu trabalho e a relação conflituosa com a direção. Assim uma das conclusões que chegamos foi que embora considerem importante tratar do Clima escolar elas não possuem acúmulo sobre o tema e tendem a considerar quando falam sobre que não caberia a elas uma ação proativa em relação ao tema. Constatamos também que nem a formação inicial e nem a continuada no estado do Paraná incluem essas reflexões dentre os saberes necessários na organização do trabalho pedagógico realizado por elas | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Pedagogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas publicas - Paraná | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambiente escolar | - |
Título: dc.title | Clima escolar, comunicação e o trabalho do (a) pedagogo (a) em escolas estaduais do Paraná : uma investigação | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: