Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sagatio, Sandra Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Padua, Sâmara Mirela Seluschinask de | - |
Autor(es): dc.creator | Cavalheiro, Camile | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:48:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:48:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85668 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85668 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Sandra Guimarães Sagatio. | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 76-79 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente estudo tem a finalidade de analisar as compreensões conceituais e abordagens práticas de associação dos processos de Alfabetização – aprendizagem inicial da língua escrita –, e letramento – uso prático e social da escrita –, na atuação docente de professoras alfabetizadoras nos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola municipal de Curitiba. Para tanto, foi utilizado um encaminhamento metodológico de pesquisa – qualitativo –, na forma de uma análise bibliográfica, por meio de uma revisão de literatura embasada, sobretudo, nas contribuições teóricas dos autores Soares (2016), Ferreiro e Teberosky (1999) e Morais (2012), e pela ponderação das informações extraídas do objeto desta pesquisa. Nesta etapa houve a aplicação de um questionário com um total de 11 questões para duas professoras alfabetizadoras de uma mesma escola municipal de Curitiba. O objetivo foi indagar sobre seus conhecimentos acadêmicos e práticos introduzidos no processo de ensino da língua escrita. A coleta dos dados obtidos pelo questionário, vinculados a síntese teórica das concepções de Alfabetização e letramento dos autores mencionados, apontam mutuamente para o cerne deste estudo. Este, por sua vez, trata-se da importância e necessidade dos processos de Alfabetização e letramento serem associados no processo de ensino e aprendizagem inicial da língua escrita. Nestes termos, estrutura-se o alfabetizar letrando – perspectiva defendida e explanada neste trabalho | - |
Descrição: dc.description | Abstract : The present study has an analysis form such as conceptual understandings and practical approaches of association the process of Literacy – initial learning of the written language -, and literate – practical and social use of writing - in the teaching practice of literacy teachers in the early years of teaching Elementary School in Curitiba. For these, one methodological researches guidelines were used – qualitative –, in the form of a bibliographic analysis, through a literature review based mainly on the theoretical contributions of the authors Soares (2016), Ferreiro and Teberosky (1999) and Morais (2012), and the weighting of the information extracted from the object of this research. In this stage, a questionnaire was applied with a total of 11 (eleven) questions for two literacy teachers from the same municipal school in Curitiba. The objective was to inquire about his academic and practical Knowledge introduced in the process of teaching the written language. The collection of data requested by the questionnaire, linked to the theoretical synthesis of the concepts of literacy and literate of the mentioned authors, point mutually to the core of his study. This, in turn, it is about the importance and need for literacy and initial reading instruction processes to be associated in the process of teaching and initial learning of written language. In these terms, alphabetizing literacy is structured - a perspective defended and explained in this work | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas municipais - Curitiba (PR) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças - Conhecimentos e aprendizagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | O letramento no processo de alfabetização : o caso de uma escola municipal de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: