
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Souza, Luani de Liz | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.contributor | Elias, Eliane de Fátima | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Camila da Silva Fernandes de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:30:22Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:30:22Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85666 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85666 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Luani de Liz Souza | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 49-73 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Pela ótica de melhorias na construção de futuros pedagogos(as), este trabalho refere-se à importância da leitura de textos literários na formação destes estudantes e tem como objetivo principal demonstrar e analisar o reconhecimento da inserção da literatura no currículo do Curso de Pedagogia. Para isso, são apresentadas algumas análises teóricas fundamentadas em estudiosos do campo da educação, além de documentos oficiais que normatizam o Curso de Pedagogia na Universidade Federal do Paraná, para defender o questionamento sobre a relevância da leitura, literatura e do livro para a formação dos indivíduos numa sociedade letrada. Com base nessas pesquisas, será feita uma reflexão se a ausência dessa prática no espaço de formação acadêmica do professor(a) pedagogo(a) pode ser um sinal contundente de que a sua formação será precarizada e consequentemente refletirá na qualidade da educação. Para alcançar o objetivo este trabalho foi organizado em algumas etapas nos quais apresentamos o processo da pesquisa bibliográfica e documental e os seus resultados; a descrição do surgimento da escrita, sua importância e transformações, bem como sua ligação com as formas de poder; a leitura como o resultado do desenvolvimento da nossa espécie e os dados do Censo da Educação Básica 2020; os dados resultados da Retratos da Leitura 2019 e os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) 2018; e por fim a ausência da literatura no currículo de Pedagogia. Com isso, concluímos com a nossa defesa em favor da literatura na formação inicial do(a) professor(a) pedagogo(a) | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : From the perspective of improvements in the construction of future pedagogues, this research refers to the importance of reading literary texts in the training of these students and its main objective is to demonstrate and analyze the recognition of the insertion of literature in the curriculum of the Pedagogy Course. For this, some theoretical analyzes based on scholars in the field of education are presented, in addition to official documents that standardize the Pedagogy Course at the Federal University of Paraná, to defend the questioning about the relevance of reading, literature and books for the training of students. individuals in a literate society. Based on these surveys, a reflection will be made on whether the absence of this practice in the academic education space of the teacher (a) pedagogue (a) can be a strong sign that his training will be precarious and consequently will reflect on the quality of education. To achieve the objective, this work was organized in some stages in which we present the research process and the results of the data collection; the description of the emergence of writing, its importance and transformations, as well as its connection with forms of power; reading as the result of the development of our species and data from the Census of Basic Education 2020; the results of Retratos da Leitura 2019 and the results of the International Student Assessment Program (PISA) 2018; and finally, the absence of literature in the Pedagogy curriculum. With that, we conclude with our defense in favor of literature in the initial formation of the teacher (a) pedagogue (a) | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem - Livros e leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes - Formação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Título: dc.title | A pedagogia precisa da literatura ? | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: