Conhecimento dos professores sobre a negligência infantil : uma revisão sistemática da literatura

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrmeño, Gabriela Reyes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorRenadi, Mayara Roberta-
Autor(es): dc.creatorSilva, Bianca Pires da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:27:02Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:27:02Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85662-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85662-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeno-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 35-37-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho tem como objetivo verificar a produção acadêmica sobre o conhecimento dos professores com relação às crianças que supostamente sofrem negligência. As informações foram adquiridas através de duas Bases de Dados: Portal CAPES e o Banco de TCCs do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A amostra final foi composta por três artigos publicados entre os anos de 2010 até abril de 2020. A conclusão obtida nos artigos selecionados foi de que os professores conhecem e conseguem identificar a negligência, mas majoritariamente optam por utilizar outros meios que não sejam os firmados em lei para denunciar os casos. Além disso, foi notada a excepcional carência de estudos que abordem os maus-tratos infantis e ausência total da temática da negligência nos TCC’s do curso de Pedagogia da UFPR. Dessa forma, faz-se necessário ressaltar a importância da equipe pedagógica como responsável pela sondagem dos casos de negligência, podendo ser considerada uma rede de proteção. A rede de apoio social é responsável por vincular-se afetivamente com essas crianças, podendo ampará-las emocionalmente-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectLiteratura cientifica-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças e violência-
Título: dc.titleConhecimento dos professores sobre a negligência infantil : uma revisão sistemática da literatura-
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