Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ormeño, Gabriela Reyes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Renadi, Mayara Roberta | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Bianca Pires da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:27:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:27:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85662 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85662 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeno | - |
Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências: p. 35-37 | - |
Descrição: dc.description | Resumo : O presente trabalho tem como objetivo verificar a produção acadêmica sobre o conhecimento dos professores com relação às crianças que supostamente sofrem negligência. As informações foram adquiridas através de duas Bases de Dados: Portal CAPES e o Banco de TCCs do Curso de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. A amostra final foi composta por três artigos publicados entre os anos de 2010 até abril de 2020. A conclusão obtida nos artigos selecionados foi de que os professores conhecem e conseguem identificar a negligência, mas majoritariamente optam por utilizar outros meios que não sejam os firmados em lei para denunciar os casos. Além disso, foi notada a excepcional carência de estudos que abordem os maus-tratos infantis e ausência total da temática da negligência nos TCC’s do curso de Pedagogia da UFPR. Dessa forma, faz-se necessário ressaltar a importância da equipe pedagógica como responsável pela sondagem dos casos de negligência, podendo ser considerada uma rede de proteção. A rede de apoio social é responsável por vincular-se afetivamente com essas crianças, podendo ampará-las emocionalmente | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura cientifica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e violência | - |
Título: dc.title | Conhecimento dos professores sobre a negligência infantil : uma revisão sistemática da literatura | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: