Possibilidades de ensino introdutório ao abuso sexual na formação docente

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorOrmeño, Gabriela Reyes-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorCardoso, Maína Xavier da Silva-
Autor(es): dc.creatorLima, Bárbara Vieira Martins de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:27:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:27:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85658-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85658-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Gabriela Isabel Reyes Ormeno-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências : p. 31-32-
Descrição: dc.descriptionResumo : O presente trabalho propõe ao leitor uma reflexão sobre a importância da abordagem dos maus tratos infantis na formação de professores, onde será colocado em questão as características, definições e pesquisas sobre a violência sexual e seu impacto para as vítimas. Nas universidades de formação e nas escolas é imprescindível o incentivo a metodologias de ensino, projetos e introdução a temática do abuso sexual, para que os profissionais possam saber identificar e intervir adequadamente nas situações que possam aparecer. Para este conhecimento ser possível, é necessário a inserção de disciplinas que permitam acesso ao tema, dando espaço entre as ementas dos currículos para o repasse de informações teóricas- metodológicas e pesquisas, aumentando assim as chances de domínio do assunto e facilitar o repasse a colegas e demais componentes da equipe envolvida-
Descrição: dc.descriptionAbstract : This work proposes to the reader a reflection on the importance of approaching child abuse in teacher training, questioning the characteristics, definitions and research on sexual violence and its impact on victims. In training universities and schools, it is essential to encourage the use of teaching methodologies, projects and the introduction to the topic of sexual abuse. Therefore, the professionals can know how to properly identify and intervene in situations that may happen. For this knowledge to be possible, it is necessary to insert disciplines that allow access to the theme, giving space between the curricular regular basis for the transfer of theoretical- methodological information and research. Hence, increasing the chances of mastering the subject and facilitating the transfer to colleagues and other components of the team involved-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrime sexual contra as crianças-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Aspectos psicológicos-
Título: dc.titlePossibilidades de ensino introdutório ao abuso sexual na formação docente-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.