Desafios na transição entre escolas tradicionais e inovadoras com foco na avaliação

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Autor(es): dc.contributorNunes, Odilon Carlos, 1950--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.contributorOliveira, Jady Arrojo Tuler de-
Autor(es): dc.creatorMengatto, Angela Rigo-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T13:05:09Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T13:05:09Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-08-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85657-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85657-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Odilon Carlos Nunes-
Descrição: dc.descriptionMonografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências: p. 39-41-
Descrição: dc.descriptionResumo : A avaliação sempre foi um tema muito complexo quando se fala de educação, trazendo muitas divergências de opiniões e práticas. Ainda hoje, muitos falam da avaliação quando se trata de provas e como um instrumento de verificar a aprendizagem dos alunos, e muitos fatores dificultam a superação dessa visão tradicional. Infelizmente, essa crença não perpetua apenas nas instituições de ensino, mas também nas famílias e na sociedade como um todo, que realmente acreditam que a avaliação classificatória ainda é a melhor opção que existe. E, por conta disso, muitas escolas se recusam a mudar seus métodos avaliativos, justamente por medo de ter uma evasão muito grande de famílias que não aceitam as mudanças. É muito importante abrir novos horizontes e perceber que as inovações podem ser muito benéficas para a educação, para isso é necessário um desprendimento da visão saudosista da escola exigente, rígida, disciplinadora, e dessa ilusão do sistema tradicional de avaliação sendo o responsável por uma escola competente. Deste modo, o trabalho visa compreender as dificuldades encontradas pelas instituições de ensino, professores, alunos e famílias em relação à mudança para metodologias que defendem o aluno como sujeito e construtor do conhecimento, junto ao professor, à escola e à sociedade, e possuem um olhar inovador em relação à avaliação, fugindo desse caráter classificatório e seletivo, buscando construir um caráter operacional mais crítico e reflexivo. O estudo tem abordagem qualitativa de revisão bibliográfica com base em diferentes autores sobre o tema-
Descrição: dc.descriptionAbstract : The assignment test has always been a very complex topic when it comes to education, bringing many differences of opinions and practices. Even today, many people have the opinion that the assignment test it is just connected to exams and as an instrument to verify students' learning, and many factors make it difficult to overcome this traditional view. Unfortunately, this belief not only perpetuates in educational institutions but also in families and society as a whole, who really believe that classification assignment is still the best option there is. And because of this, many schools refuse to change the assignment methods, mainly for fear of having a very large evasion of families who do not accept the changes. It is very important to open new horizons and realize that innovations can be very beneficial for education and for this, it is necessary a detachment from the vision of a traditional, demanding, rigid, disciplinary school and all this illusion of the traditional assignment system being the responsible for a competent school. Thus, this paperwork aims to understand the difficulties encountered by educational institutions, teachers, students, and families about change to methodologies that defend the student as a subject and builder of knowledge, together with the teachers, the school, and society and have a different perspective concerning assignments tests, fleeing this classificatory and selective character, seeking to build a more critical and reflective operational character. The paperwork study has a qualitative approach to bibliographic review based on different authors on the main subject-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Avaliação-
Palavras-chave: dc.subjectAvaliação educacional-
Título: dc.titleDesafios na transição entre escolas tradicionais e inovadoras com foco na avaliação-
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