
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Nunes, Odilon Carlos, 1950- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Vieira, Ana Júlia Dias | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:50:18Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:50:18Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2020 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85653 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85653 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Professor Doutor Odilon Carlos Nunes. | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 46-48 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Este trabalho discente teve por finalidade analisar instrumentos de avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, por meio de uma pesquisa documental de cunho qualitativo. A pesquisa iniciou conceituando o termo avaliação. Após explanou-se sobre a avaliação dentro das três principais tendências pedagógicas: Tradicional, Tecnicista e Escola Nova. Também houve algumas definições sobre as funções da avaliação enquanto diagnóstica, formativa e somativa. Assim, discorreu-se sobre aspectos importantes a serem levados em conta para o professor planejar uma avaliação adaptada para crianças com deficiência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Na sequência da pesquisa, discorreu-se sobre a inclusão escolar, desde o conceito da mesma, legislações internacionais e nacionais, bem como os avanços e desafios para a sua efetividade | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : The purpose of this work was to analyze educational assessment instruments adapted for children with disabilities in the Early Years of Elementary Education, through a qualitative documentary research. The research started by conceptualizing the term evaluation. Afterwards, it was explained about the evaluation within the three main pedagogical trends: Traditional, Technicist and Escola Nova. There were also some definitions of the evaluation functions as diagnostic, formative and summative. Thus, it was discussed about important aspects to be taken into account for the teacher to plan an adapted assessment for children with disabilities in the Early Years of Elementary School. Following the research, school inclusion was discussed, from the concept of it, international and national legislation, as well as advances and challenges for its effectiveness | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças com deficiência - Educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusão escolar | - |
| Título: dc.title | Avaliação educacional adaptada para crianças com deficiência nos anos iniciais do Ensino Fundamental | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: