
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Huf, Dulce Dirclair, 1955- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Gabardo, Ana Flávia | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:31Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:31Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-08-08 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85652 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85652 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Profa. Dra. Dulce Dirclair Huf Bais | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências : p. 49-54 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo : Essa pesquisa se insere nos campos da educação e saúde e objetiva compreender de que forma a escola, na perspectiva da educação inclusiva, se articula com o serviço de atenção à saúde mental, em específico o Centro de Atenção Psicossocial Infantil. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, a partir da análise de 21 artigos, encontrados em plataformas eletrônicas utilizando os descritores de busca combinados pelo operador lógico booleano "and": CAPSi and escola e Centro de Atenção Psicossocial Infantil and escola. Os principais resultados foram elaborados em cinco categorias na matriz de síntese: a relevância do tema para a agenda política; a intersetorialidade ou sua ausência; o papel da família; a medicalização infantil; e o desconhecimento sobre o sofrimento psíquico. O baixo número de artigos que relacionam a educação e saúde, como textos orientadores ou experiências práticas bem-sucedidas, indica a incipiência de estudos na área, apontando para a necessidade de mais pesquisas que abordem o tema, demonstrando a fragilidade e o desconhecimento da importância da saúde mental e do atendimento a crianças e adolescentes em sofrimento psíquico | - |
| Descrição: dc.description | Abstract : This research is inserted in the fields of education and health and aims to understand how the school, in the perspective of inclusive education, articulates with the mental health care service, specifically the Child Psychosocial Care Center. The methodology used was an integrative review, based on the analysis of 21 articles,which were found on electronic platforms using the search descriptors combined by the Boolean logical operator "and": CAPSi and school; Child Psychosocial Care Center and school. The main results were elaborated in five categories of analysis: a relevant theme for the political agenda; intersectoriality or her absence; the role of the family; child medicalization; and the lack of knowledge about psychological suffering. The low number of articles relating education and health, like guiding textor successful practical experiences, indicates the incipience of studies in the area and it"s an indicator of the fragility and ignorance about the importance of mental health and services for children and adolescents in psychological distress | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Saúde mental infantil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Título: dc.title | O Centro de Atenção Psicossocial Infantil e a articulação com a escola : demandas invisíveis do sofrimento psíquico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: