Gestão orçamentária para patrocínios : uma ferramenta de relacionamento e marketing para as cooperativas de crédito

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorMartins, Tomás Sparano, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de Crédito-
Autor(es): dc.creatorHusein, Maria Luiza Teza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:28:31Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:28:31Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-13-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85635-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85635-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof. Tomás Sparano Martins-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Especialização MBA em Banking para Cooperativas de Crédito-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O trabalho de conclusão de curso teve como objetivo principal o de identificar as lacunas da gestão orçamentária para patrocínios do Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Para tanto, realizou um estudo de viabilidade de implementação de um fluxo para mensurar os gastos e a finalidade dos patrocínios, a fim de demonstrar que o planejamento e a transparência, se fazem necessárias para difundir e aperfeiçoar as boas práticas de governança, aprofundando-se em mecanismos de controle, com base na legislação de incentivo e cultura, ampliando-se assim, a transparência dos recursos utilizados, estabelecendo-se critérios para patrocínios ora considerados atividades de provisão de recursos por uma organização diretamente para um indivíduo, ou grupo ou ainda corporação, o que permite, ao patrocinador, realizar determinadas demandas em retorno, sendo assim, detém um critério que é o da responsabilidade social. Essa responsabilidade social está ligada à empresa quando está se sente obrigada a agir em benefício da sociedade como um todo, sendo assim, levando em consideração o princípio a empresa se reestrutura administrativamente pressupondo-se uma execução mais eficaz no processo de gestão, envolvendo atividades de planejamento, orçamento e controle. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho foi o de analisar as características da gestão orçamentária de Patrocínio, dentro da Sicredi Vanguarda PR/SP/RJ. Nela estão inseridos os pedidos de patrocínios, doações e projetos sociais. Neste não há gerência dos recursos por terceiros. Acompanhando as despesas de patrocínios, será possível planejar, direcionar para as tomadas de decisão e medir a efetividade do investimento-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCooperativas de crédito-
Palavras-chave: dc.subjectMarketing-
Título: dc.titleGestão orçamentária para patrocínios : uma ferramenta de relacionamento e marketing para as cooperativas de crédito-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.