Análise do mercado nacional de crédito para micro e pequenas empresas no Brasil entre 2012 e 2023

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Autor(es): dc.contributorCarvalho, Terciane Sabadini, 1984--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Departamento de Economia. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica-
Autor(es): dc.creatorPereira, Luiz Felipe Meier-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:28:24Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:28:24Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-12-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85620-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85620-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Profa. Dra. Terciane Sabadini Carvalho-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Especialização em Análise de Conjuntura Econômica-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo explora o mercado de crédito nacional para as micro e pequenas empresas no Brasil, considerando sua importância econômica no contexto nacional. O objetivo é analisar as características, mudanças recentes e perspectivas de acesso ao crédito para micro e pequenas empresas, buscando compreender a influência de fatores como concentração do mercado, atuação do setor público e privado concedente, saldos, taxas, inadimplementos, regulamentações, investimentos e avanços tecnológicos de 2012 a 2023. A pesquisa é construída a partir da revisão bibliográfica, abordando referencial teórico e revisão histórica de importantes acontecimentos no setor de crédito. Os principais dados utilizados são do Banco Central do Brasil, das suas bases IF. Data e Sistema Gerenciador de Séries Temporais. Os resultados evidenciam diminuição na concentração no setor, principalmente para microempresas. O crescimento das cooperativas de crédito e regulação de novos produtos e entidades de crédito também desempenharam um papel crucial neste cenário. A diversificação de produtos e participantes, incluindo modalidades inovadoras como transações peer-to-peer e Sociedades de Crédito Direto (SDC), contribuem para corrigir falhas de mercado e promover a competição. Destaca-se a influência do Poder Executivo Federal nos saldos concedidos. A limitação desta pesquisa foi a indisponibilidade de dados, especialmente em relação a empresas de maior porte e microempreendedores individuais, assim como informações das Sociedades de Crédito Direto. Em conclusão, o estudo aponta que o desenvolvimento contínuo do mercado de crédito para pequenas e médias empresas em um ambiente de maior concorrência tende a gerar benefícios como a redução dos encargos financeiros, ampliação do acesso ao crédito e estímulo ao crescimento empresarial.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectFinanciamento-
Palavras-chave: dc.subjectPequenas e médias empresas - Administração financeira-
Palavras-chave: dc.subjectMicrofinanças-
Título: dc.titleAnálise do mercado nacional de crédito para micro e pequenas empresas no Brasil entre 2012 e 2023-
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