A perspectiva dos interagentes em relação ao conteúdo da página da Universidade Federal do Paraná no Instagram

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorAraújo, Paula Carina de, 1983--
Autor(es): dc.contributorTsunoda, Denise Fukumi, 1972--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Ciências Sociais Aplicadas. Curso de Graduação em Gestão da Informação-
Autor(es): dc.creatorSilva, Aline Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:26:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:26:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-11-
Data de envio: dc.date.issued2022-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85616-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85616-
Descrição: dc.descriptionOrientador: Prof.ª Dra. Paula Carina de Araújo-
Descrição: dc.descriptionCoorientador: Prof.ª Dra. Denise Fukumi Tsunoda-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Curso de Gestão da Informação-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : As redes sociais digitais estão promovendo uma transformação na forma em que as pessoas se comunicam. A Universidade Federal do Paraná (UFPR) apresenta notável popularidade entre o seu público nas redes sociais digitais, sendo particularmente ativa em sua página no Instagram, uma das plataformas mais utilizadas e engajadas atualmente. O presente trabalho teve como objetivo analisar a perspectiva do público em relação ao conteúdo da página da UFPR a partir dos comentários das publicações mais engajadas no Instagram. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como descritiva com uma abordagem mista ou quali-quantitativa. Foi realizado um levantamento bibliográfico sobre redes sociais digitais, Instagram, estudos relacionados a mesma plataforma, e cibermetria. Utilizou-se métodos cibermétricos, análise de sentimentos e análise de conteúdo para examinar as interações na página da UFPR na plataforma Instagram. A partir de um ranking, as 50 publicações com maior engajamento foram classificadas em 15 categorias e o percentual de polaridade de sentimentos foi identificado para cada categoria. Além disso, nuvens de palavras foram criadas para cada categoria e um comentário representativo de cada categoria foi analisado para enriquecer a compreensão do engajamento e da análise de sentimentos. Os resultados da pesquisa revelaram uma perspectiva geralmente positiva por parte do público em relação ao conteúdo compartilhado pela UFPR em sua página do Instagram, entretanto, ela também reflete uma variedade de sentimentos e opiniões em resposta às diferentes categorias de conteúdo publicadas.-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectUniversidade Federal do Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectRedes sociais on-line-
Palavras-chave: dc.subjectEmoções-
Título: dc.titleA perspectiva dos interagentes em relação ao conteúdo da página da Universidade Federal do Paraná no Instagram-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.