Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Chemin Filho, Ravilson Antonio, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Tecnologia. Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Jessé Candido | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:22:10Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:22:10Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85593 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85593 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Ravilson Chemin Filho | - |
Descrição: dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Tecnologia, Curso de Especialização em Engenharia Automotiva | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A aplicação dos aços avançados de alta resistência (AHSS) em carrocerias de veículos utilitários, visa à redução da massa e emissões de CO2 desse tipo de veículo e, com isso, melhora sua eficiência, reduzindo o consumo de combustível e aumentando a carga útil. A realização de análises em veículos utilitários leves usados para transporte de carga, como Renault Master 2022, fizeram-se necessárias e objetivam identificar as oportunidades para a utilização do AHSS em suas carrocerias, já que normalmente demandam mais quilômetros no uso diário, no qual a maior carga útil resulta em menos veículos nas ruas, o que consequentemente gera uma significativa redução de emissões de poluentes no meio ambiente. Duas linhas de ação foram aplicadas, uma visando a implementação rápida pela indústria evitando o uso de peças estruturais e outra visando a redução máxima de peso da carroceria; assim, foram estimadas as reduções de massa e emissões de CO2, além da economia de combustível e monetária que se torna uma vantagem competitiva que viabiliza um projeto por parte do fabricante. Os resultados almejados deduzem que o uso do AHSS em carrocerias de veículos utilitários pode trazer benefícios ambientais e econômicos significativos, com reduções de até 30% na massa e emissões de CO2; bem como almeja-se que a utilização desse material aumente a vida útil dos veículos e traga elhoras significativas de segurança. Deste modo, é indispensável observar a aplicação do AHSS em carrocerias de veículos utilitários, a qual pode ser uma alternativa viável e sustentável para a indústria automotiva, contribuindo para a redução dos impactos ambientais e para a melhoria da eficiência energética, justificando assim o seu custo de produção | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The application of advanced high-strength steels (AHSS) in utility vehicle bodies aims to reduce the mass and CO2 emissions of this type of vehicle and, therefore, improve its efficiency, reducing fuel consumption and increasing the payload. Carrying out analyzes on light utility vehicles used for cargo transport, such as Renault Master 2022, were necessary and aim to identify opportunities for using AHSS in their bodies, as they usually require more kilometers in use. daily, in which the greater payload results in fewer vehicles on the streets, which consequently generates a significant reduction in pollutant emissions into the environment. Two lines of action were applied, one aimed at rapid implementation by the industry, avoiding the use of structural parts, and another aiming at maximum weight reduction of the bodywork; thus, the reductions in mass and CO2 emissions were estimated, in addition to the fuel and monetary savings that become a competitive advantage that makes a project viable by the manufacturer. The desired results deduce that the use of AHSS in utility vehicle bodies can bring significant environmental and economic benefits, with reductions of up to 30% in mass and CO2 emissions; as well as, it is intended that the use of this material increases the useful life of vehicles and brings significant improvements in safety. Thus, it is essential to observe the application of AHSS in utility vehicle bodies, which can be a viable and sustainable alternative for the automotive industry, contributing to the reduction of environmental impacts and to the improvement of energy efficiency, thus justifying its cost. of production. | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aço - Estruturas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Veiculos a motor - Dinamica | - |
Título: dc.title | Impacto da utilização dos aços avançados (AHSS) na carroceria de veículos utilitários | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: