A inclusão na EJA : a autonomia de jovens e adultos com síndrome de Down

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Autor(es): dc.contributorMinetto, Maria de Fatima Joaquim, 1963--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorCorreia, Isabel Louise de Souza-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:59:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:59:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85587-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85587-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Professora Dra. Maria de Fátima Minetto-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de conclusão de curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo : Além de proporcionar a escolarização a Educação de Jovens e Adultos (EJA) acredita no potencial e na construção de indivíduos críticos e autônomos. A inclusão dos jovens e adultos com Síndrome de Down na EJA pode ser essencial para a construção da autonomia destes indivíduos. A presente pesquisa foi realizada em ambientes propícios para os participantes, tendo como objetivo geral identificar se a EJA colabora para a autonomia dos jovens e adultos com Síndrome de Down. Possui caráter qualitativo e transversal, sendo um estudo de caso comparativo e descritivo. A coleta de dados foi feita com 10 participantes, sendo cinco jovens e adultos com Síndrome de Down e suas respectivas mães. Os jovens e adultos com Síndrome de Down possuíam entre 22 e 40 anos, e as mães entre 48 e 66 anos. Os dados foram analisados por meio do software Excel, categorização das questões descritivas e pelo manual do usuário da SIS-A. Os resultados demonstram que a maioria das mães acreditam que a EJA contribuiu tanto para a autonomia quanto para a aprendizagem dos seus filhos. Conforme os dados obtidos pela escala SIS-A, nota-se que os jovens e adultos acreditam no seu potencial e autonomia, os resultados gerais da escala SISA das respostas das mães, mostraram que estas entendem seus filhos como pessoas autônomas. É possível, portanto, entender a importância da EJA para a construção da autonomia dos participantes desta pesquisa, como já mencionado, é importante ressaltar que a EJA reconhece os sujeitos como pessoas críticas e autônomas-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEducação de jovens e adultos-
Palavras-chave: dc.subjectDown, Síndrome de-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes com deficiência-
Palavras-chave: dc.subjectAutonomia-
Título: dc.titleA inclusão na EJA : a autonomia de jovens e adultos com síndrome de Down-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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