Religião e formação docente : imbricações entre licenciandos da UFPR

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorKnoblauch, Adriane, 1975--
Autor(es): dc.contributorLopes, Luana, 1992/06/27-
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorOliveira, Patricia Maria Siqueira de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:23:51Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:23:51Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85586-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85586-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof. Dra. Adriane Knoblauch-
Descrição: dc.descriptionCoorientadora: Luana Lopes-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objetivo compreender aspectos da vivência religiosa dos estudantes do setor de Educação em comparação com os demais setores que possuem licenciatura a fim de traçar diferenças e semelhanças entre os diferentes contextos e, sobretudo, compreender a relação entre a religião e o conhecimento adquirido na universidade. Para isso, foram utilizados os dados obtidos a partir de um questionário online com 33 perguntas sobre vivência religiosa na universidade, das quais 18 foram selecionadas para compor a análise. O questionário foi aplicado em todos os setores da UFPR em Curitiba, respeitando uma amostra prévia. As análises destes dados têm como base o conceito de habitus de Pierre Bourdieu (2001), revisões bibliográficas sobre a relação da religião com a educação no Brasil (FAUSTO, 1999; CURY, 2010; CUNHA, 2017), entre outras leituras sobre prática e formação docente relacionadas à religião (TEIXEIRA, 2012; ZEFERINO, 2016; VALENTE, 2015; KNOBLAUCH, 2013, 2015, 2017; ISER, 2014). Nesse sentido, com base em estudos da Sociologia das Religiões, foi possível concluir que os estudantes do setor de Educação é mais religioso, mais vinculado a instituições religiosas tradicionais e mais frequente em espaços de devoção em comparação aos demais setores que possuem licenciatura, que demonstram ter uma vivência religiosa mais secularizada. No entanto, há no contexto dos demais setores que possuem licenciatura uma parcela de estudantes que possuem vivência semelhante aos alunos e alunas do Setor de Educação. A respeito dos estudantes filiados a instituições religiosas, a maioria declarou-se evangélica, tanto no setor de Educação quanto nos demais setores que possuem licenciatura. Além disso, os estudantes filiados expressaram compreender maior neutralidade na relação entre religião e conhecimento acadêmico. Por fim, possibilidades de desenvolvimentos futuros para a pesquisa são apresentados-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectProfessores - Formação-
Palavras-chave: dc.subjectReligião-
Título: dc.titleReligião e formação docente : imbricações entre licenciandos da UFPR-
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