Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ormeño, Gabriela Reyes | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Cavichiolo, Silvana Regina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T13:48:14Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T13:48:14Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85584 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85584 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Gabriela Isabel Reyes Ormeño | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem como objetivo identificar as reflexões de profissionais que atuam na educação infantil em relação ao tema prevenção à violência, através de pesquisa qualitativa. Diante de tais considerações, aplicou-se o projeto ACT Para Educar Crianças em Ambientes Seguros, no qual foram entregues as tarefas de casa que são parte do conteúdo desse projeto, para seis professores do um CMEI de Curitiba. Essas mesmas tarefas foram aplicadas, por conveniência, para seis profissionais da docência que atuam na educação infantil, mas que não fizeram parte do projeto. Além disso, foram considerados para análise, apenas as sessões 01 e 02 do projeto e aplicados somente às docentes que têm filhos, já que esta pesquisa faz parte de um projeto maior aprovado pelo Comitê de Ética, que considera essa variável. Identificou-se, portanto, que a idade média do grupo que participou do ACT é maior. Todas as participantes são do sexo feminino e no que diz respeito à escolaridade, percebe-se que ambos os grupos são composto por no mínimo graduação, sendo o grupo das participantes do ACT apresenta maior nível educacional. As tarefas respondidas por ambos os grupos se relacionam ao comportamento infantil e exposição da criança à violência, no qual observou-se no que se refere à tarefa relacionada ao comportamento infantil, que as participantes do Act tiveram uma maior reflexão. Percebe-se, ainda que essas mesmas participantes demonstraram em suas respostas, em relação à exposição da criança à violência que seus alunos estão mais exibidos a fatores de risco do que as que não participaram do programa, levando a acreditar que a localização do Cmei pode ser considerada como um fator de risco. Percebe-se ainda que há um resultado favorável em relação as questões referentes ao comportamento infantil no grupo que teve um trabalho de intervenção. Ainda que este tenha também um maior nível de escolaridade, o que pode ser um fator determinante para essas reflexões | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper aims to identify the reflections of professionals who working in early childhood education on the theme of violence prevention, through qualitative research. Given these considerations, the project ACT To Educate Children in Safe Environments was applied, where they were delivered the homework that are part of the content of this project, to six teachers of a CMEI of Curitiba. These same tasks were applied for convenience to six teaching professionals who work in early childhood education but were not part of the project. In addition, only sessions 01 and 02 of the project were considered for analysis and applied only to teachers who have children, as this research is part of a larger project approved by the Ethics Committee under, which considers this variable. Therefore, it was identified that the average age of the group that participated in the ACT is higher. All participants are female and, with regard to education, it is clear that both groups are composed of at least undergraduate, and the group of participants of ACT presents higher educational level. The tasks answered by both groups relate to child behavior and exposure of children to violence, where it was observed with regard to the task related to child behavior, which Act participants had a greater reflection. Although these same participants demonstrated in their responses, regarding the exposure of children to violence that their students are more exposed to risk factors than those who did not participate in the program, leading to believe that the location of Cmei can be considered as a risk factor. It is also noted that there is a favorable result regarding the understanding of issues related to child behavior, in the group had an intervention work and although this group also has a higher level of education that may be a determining factor for these reflections | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação infantil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Violência - Prevenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Crianças e violência | - |
Título: dc.title | Professores que lidam com crianças em risco : descrição de suas reflexões sobre prevenção à violência | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: