Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Kruszielski, Leandro, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Schmidt, Maria Isabel | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:37:17Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:37:17Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85583 | - |
Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Leandro Kruszielski | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esse trabalho apresenta uma pesquisa realizada com 119 alunos de Pedagogia da Universidade Federal do Paraná. O objetivo dessa pesquisa é identificar a preferência de leitura acadêmica dos participantes em relação à leitura física ou dispositivos digitais. Para tanto, foi aplicado um questionário estruturado em que os universitários responderam perguntas sobre suas preferências e sua leitura frequente. Os dados foram analisados de forma predominantemente qualitativa, usando estatística descritiva e inferencial. Foi percebida a necessidade de uma pesquisa nessa área devido ao crescimento de dispositivos digitais como celulares, tablets, computadores e Kindle para a realização de leituras, combinada a uma lacuna na academia de pesquisas específicas sobre as preferências de leitura. Os resultados dessa pesquisa mostraram que os participantes preferem os textos impressos como dispositivo para realizar suas leituras acadêmicas, ainda que a forma mais frequentemente utilizada seja o celular. Reconhece-se, então, que esse estudo pode trazer implicações pedagógicas importantes ao curso de pedagogia, adaptando a forma como os textos são disponibilizados às demandas reais dos alunos | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present paper presents a research that was carried out with 119 Pedagogy students from the Federal University of Paraná. The purpose of this research is to identify participants' reading preferences between physical reading or digital devices. To this end, a structured questionnaire was applied in which students answered questions about their preferences and their frequent reading. Data were analyzed in a predominantly qualitative manner using descriptive and inferential statistics. The need for research in this area was realized due to the growth of digital devices such as cell phones, tablets, computers and Kindle for reading, combined with a gap in researches concerning reading preferences. The results of this research showed that participants prefer printed texts as a device to perform their academic readings, even though the most frequently used form to read is with the cell phone. It is recognized, therefore, that this study can bring important pedagogical implications to the pedagogy course, adapting the way texts are made available to the students' real demands | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interesses na leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Livros e leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudantes universitários | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Título: dc.title | As preferências de leitura acadêmica entre universitários em relação à leitura física e em dispositivos digitais | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: