Neurociências, aprendizagem e desenvolvimento de bebês

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Autor(es): dc.contributorCosta, Sandra Regina Dias da, 1959--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorRodrigues, Tânia Mara-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T10:32:34Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T10:32:34Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85581-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85581-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Sandra Regina Dias da Costa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Com base na concepção da importância da interação com o mundo para o desenvolvimento integral do ser humano, por meio desta pesquisa pretende-se investigar o estudo sobre os conceitos de "neurociência", "aprendizagem" e "desenvolvimento" no contexto da faixa etária de 0 a 36 meses. As questões norteadoras "De que forma os conhecimentos neurocientíficos podem contribuir na formação do profissional da Educação que atua com a faixa etária de 0 a 36 meses, de modo a potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento de bebês?" e "A relação/contribuição das neurociências com/para a Educação tem sido investigada na produção científica brasileira?" são o alicerce desta abordagem, considerando-se a importância dos avanços e das descobertas nessa área para melhor conhecimento do desenvolvimento neurobiológico e neuropsicológico de bebês de 0 a 36 meses. O objetivo geral deste trabalho é discutir a forma como os conhecimentos neurocientíficos podem contribuir na aprendizagem e no desenvolvimento de bebês de 0 a 36 meses, a partir da abordagem histórico-cultural proposta por Vygotsky, e o objetivo específico é investigar como a relação entre Educação, Neurociências e desenvolvimento infantil tem sido contemplada na produção científica brasileira. Utiliza-se como método a abordagem qualiquantitativa, de caráter descritivo, a partir de revisão bibliográfica, com base em pesquisa e seleção de obras primárias e secundárias, realizada em três bases de dados (Scielo, Psycinfo e Medline), considerando publicações brasileiras disponíveis no período de 2014 a 2018. Como resultados tem-se uma reflexão sobre a relevância das Neurociências na formação dos educadores que atuam com bebês dessa idade, uma vez que a Psicologia Cognitiva e as Neurociências devem ser consideradas de modo integrado, e a constatação de que esse tema é muito pouco explorado em estudos recentes no Brasil, comprovada pelo fato de os artigos pesquisados não mencionarem a importância do brincar e da brincadeira nas práticas pedagógicas-
Descrição: dc.descriptionAbstracts: Based on the conception of the importance of interaction with the world for the integral development of the human being, this research intends to investigate the study on the concepts of "neuroscience", "learning" and "development" in the context of the age group. 0 to 36 months. The guiding questions "How can neuroscientific knowledge contribute to the education of professionals working from 0 to 36 months, in order to enhance the learning and development of babies?" And "The relationship / contribution of have neurosciences with / for Education been investigated in the Brazilian scientific production? "are the foundation of this approach, considering the importance of advances and discoveries in this area to better understand the neurobiological and neuropsychological development of babies from 0 to 36 months. The general objective of this paper is to discuss how neuroscientific knowledge can contribute to the learning and development of babies from 0 to 36 months, based on the historical-cultural approach proposed by Vygotsky, and the specific objective is to investigate how the relationship between education , Neuroscience and child development have been contemplated in the Brazilian scientific production. The descriptive qualitative and quantitative approach was used as a method, based on a literature review, based on research and selection of primary and secondary works, performed in three databases (Scielo, Psycinfo and Medline), considering Brazilian publications available in the literature. 2014 to 2018. As a result there is a reflection on the relevance of Neurosciences in the training of educators working with babies of this age, since Cognitive Psychology and Neurosciences should be considered in an integrated manner, and the finding that This theme is rarely explored in recent studies in Brazil, as evidenced by the fact that the researched articles do not mention the importance of play and play in pedagogical practices-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectVigotsky, L. S. (Lev Semenovich), 1896-1934-
Palavras-chave: dc.subjectNeurociências-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Título: dc.titleNeurociências, aprendizagem e desenvolvimento de bebês-
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