A música como recurso no desenvolvimento da linguagem verbal de crianças com transtorno do espectro autista

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLüders, Valéria, 1962--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorFardoski, Stephanie-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:50:10Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:50:10Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85580-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85580-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa Dra Valéria Lüders-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho tem como objeto de estudo a música e o desenvolvimento da linguagem verbal no contexto do Transtorno do Espectro Autista (TEA). Para o desenvolvimento do estudo e obtenção dos resultados, foi realizado um estudo exploratório, utilizando como método de pesquisa a revisão bibliográfica. O objetivo principal desse estudo é identificar a relevância da música no processo de ensino e aprendizagem de crianças com Transtorno do Espectro Autista, com enfoque no desenvolvimento da linguagem verbal. Desse modo, os objetivos específicos são: compreender o Transtorno do Espectro Autista; estudar a aquisição da linguagem verbal no TEA; realizar levantamento de dados bibliográficos sobre a música e a aquisição da linguagem verbal no processo de desenvolvimento da criança com Transtorno do Espectro Autista. O presente trabalho de conclusão de curso, apresenta então, uma breve história do Transtorno do Espectro Autista, aborda o desenvolvimento da linguagem na criança e, por fim, sugere contribuições da música no processo de aquisição da linguagem verbal. Desse modo a pesquisa por meio de referenciais, auxiliou na fundamentação teórica do tema e na compreensão do objeto de estudo-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças com transtorno do espectro autista-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Linguagem-
Palavras-chave: dc.subjectMúsica-
Título: dc.titleA música como recurso no desenvolvimento da linguagem verbal de crianças com transtorno do espectro autista-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

Não existem arquivos associados a este item.