Movimento Escola Sem Partido : uma análise a partir de matérias publicadas no jornal "Folha de S. Paulo" no ano de 2018

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarbosa, Renata Peres, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPereira, Mariana de Freitas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:46:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:46:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85578-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85578-
Descrição: dc.descriptionOrientador(a): Prof(a). Dr(a): Renata Peres Barbosa-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: A sociedade atual tem demonstrado um grande apoio a ideais e valores conservadores, esse debate tem se tornando presente no campo educacional em defesa a uma educação "neutra" e "não ideológica. O objetivo geral da monografia é confrontar as concepções de Educação presentes no Movimento Escola Sem Partido pela construção do discurso midiático com a perspectiva crítica de T. W. Adorno. Apresentamos como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Em seguida, caracterizamos o Escola Sem Partido apresentando os pressupostos do movimento. Por fim, para confrontar essas perspectivas utilizamos como subsídio metodológico as reflexões e conceitos encontrados no jornal Folha de S. Paulo por meio da pesquisa hemerográfica-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Current society has shown a big support to conservative ideas and values, this debate has become present in the educational field in defense of a "neutral" and "non-ideological" education The general objective of this monograph is to confront the Education concept figuring on Escola Sem Partido movement built on the media’s speech with Adorno’s critical perspective. We present as bibliographical reference the critical theory of society, based on T. W. Adorno, that has the objective of an education for emancipation able to overcome the domination and regression conditions present in current society in a social context of intolerance, violence and inequality. Thereafter we characterize Escola Sem Partido, presenting the assumptions of the movement. Lastly, in order to confront these perspectives, we used as methodological subsidy the thoughts and concepts found in Folha de S. Paulo journal, by means of the newspaper research-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectFolha de S. Paulo (Jornal)-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria crítica-
Palavras-chave: dc.subjectIdeologia e educação-
Título: dc.titleMovimento Escola Sem Partido : uma análise a partir de matérias publicadas no jornal "Folha de S. Paulo" no ano de 2018-
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