Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barbosa, Renata Peres, 1986- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Pereira, Mariana de Freitas | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:46:11Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:46:11Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85578 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85578 | - |
Descrição: dc.description | Orientador(a): Prof(a). Dr(a): Renata Peres Barbosa | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A sociedade atual tem demonstrado um grande apoio a ideais e valores conservadores, esse debate tem se tornando presente no campo educacional em defesa a uma educação "neutra" e "não ideológica. O objetivo geral da monografia é confrontar as concepções de Educação presentes no Movimento Escola Sem Partido pela construção do discurso midiático com a perspectiva crítica de T. W. Adorno. Apresentamos como referencial bibliográfico a Teoria Crítica da Sociedade, fundamentada em Adorno, que tem como horizonte uma educação para emancipação capaz de problematizar as condições de dominação e regressão presentes na sociedade atual em um contexto social de intolerância, violência e desigualdade. Em seguida, caracterizamos o Escola Sem Partido apresentando os pressupostos do movimento. Por fim, para confrontar essas perspectivas utilizamos como subsídio metodológico as reflexões e conceitos encontrados no jornal Folha de S. Paulo por meio da pesquisa hemerográfica | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Current society has shown a big support to conservative ideas and values, this debate has become present in the educational field in defense of a "neutral" and "non-ideological" education The general objective of this monograph is to confront the Education concept figuring on Escola Sem Partido movement built on the media’s speech with Adorno’s critical perspective. We present as bibliographical reference the critical theory of society, based on T. W. Adorno, that has the objective of an education for emancipation able to overcome the domination and regression conditions present in current society in a social context of intolerance, violence and inequality. Thereafter we characterize Escola Sem Partido, presenting the assumptions of the movement. Lastly, in order to confront these perspectives, we used as methodological subsidy the thoughts and concepts found in Folha de S. Paulo journal, by means of the newspaper research | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Folha de S. Paulo (Jornal) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teoria crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ideologia e educação | - |
Título: dc.title | Movimento Escola Sem Partido : uma análise a partir de matérias publicadas no jornal "Folha de S. Paulo" no ano de 2018 | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: