
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Muceniecks, Rebeca Szczawlinska, 1983- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Luz, Priscila Luciana da | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:18:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:18:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85576 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85576 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Rebeca Szczawlinska Muceniecks Ferreira | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho são analisadas as recentes proposições governamentais para a alfabetização no mandato do presidente Jair Messias Bolsonaro, iniciado em janeiro de 2019. Para atingir este objetivo, o trabalho foi estruturado partindo da contextualização histórica do processo de alfabetização no Brasil entre o final do século XIX, passando pelo século XX até chegarmos aos dias atuais. A construção das análises, portanto, se iniciam a partir da implementação dos métodos sintéticos e analíticos, seguindo pelas contribuições das áreas da psicolinguística e sociolinguística para as pesquisas sobre a temática e por fim ocorre uma investigação tanto da nova Política Nacional de Alfabetização promulgada pelo Decreto n°9.765/2019 quanto do texto intitulado "Letramento, o VILÃO da alfabetização no Brasil" de autoria de Carlos Nadalim, o atual Secretário de Alfabetização. Utilizamos ao longo da revisão bibliográfica deste trabalho como principais contribuintes os autores Vygotsky, Ferreiro, Teberosky e Soares, a fim de corroborar nossas reflexões sobre o equívoco em se retornar para métodos tecnicistas e perspectivas tradicionais que já foram anteriormente superadas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This paper analyzes the recent governmental proposals for literacy in the mandate of President Jair Messias Bolsonaro, which began in january 2019. To achieve this objective, the work was structured from the historical context of the literacy process in Brazil between the end of the 19th century, going through the twentieth century until we reach the present day. The construction of the analyzes, therefore, starts from the implementation of the synthetic and analytical methods, followed by the contributions of the psycholinguistic and sociolinguistic areas to the research on the subject and finally there is an investigation of both the new National Literacy Policy promulgated by the Decree. n° 9.765/2019 and of the text entitled "Literacy, the VILLAGE of literacy" by Carlos Nadalim, the current Secretary of Literacy. Throughout the bibliographic review of this work we used the main contributors as authors Vygotsky, Ferreiro, Teberosky and Soares, in order to corroborate our reflections on the misconception of returning to technical methods and traditional perspectives that were previously overcome | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Psicolinguistica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociolinguistica | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
| Título: dc.title | Métodos de alfabetização no Brasil : análise das atuais proposições governamentais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: