Métodos de alfabetização no Brasil : análise das atuais proposições governamentais

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Autor(es): dc.contributorMuceniecks, Rebeca Szczawlinska, 1983--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorLuz, Priscila Luciana da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T11:18:41Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T11:18:41Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85576-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85576-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Rebeca Szczawlinska Muceniecks Ferreira-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho são analisadas as recentes proposições governamentais para a alfabetização no mandato do presidente Jair Messias Bolsonaro, iniciado em janeiro de 2019. Para atingir este objetivo, o trabalho foi estruturado partindo da contextualização histórica do processo de alfabetização no Brasil entre o final do século XIX, passando pelo século XX até chegarmos aos dias atuais. A construção das análises, portanto, se iniciam a partir da implementação dos métodos sintéticos e analíticos, seguindo pelas contribuições das áreas da psicolinguística e sociolinguística para as pesquisas sobre a temática e por fim ocorre uma investigação tanto da nova Política Nacional de Alfabetização promulgada pelo Decreto n°9.765/2019 quanto do texto intitulado "Letramento, o VILÃO da alfabetização no Brasil" de autoria de Carlos Nadalim, o atual Secretário de Alfabetização. Utilizamos ao longo da revisão bibliográfica deste trabalho como principais contribuintes os autores Vygotsky, Ferreiro, Teberosky e Soares, a fim de corroborar nossas reflexões sobre o equívoco em se retornar para métodos tecnicistas e perspectivas tradicionais que já foram anteriormente superadas-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper analyzes the recent governmental proposals for literacy in the mandate of President Jair Messias Bolsonaro, which began in january 2019. To achieve this objective, the work was structured from the historical context of the literacy process in Brazil between the end of the 19th century, going through the twentieth century until we reach the present day. The construction of the analyzes, therefore, starts from the implementation of the synthetic and analytical methods, followed by the contributions of the psycholinguistic and sociolinguistic areas to the research on the subject and finally there is an investigation of both the new National Literacy Policy promulgated by the Decree. n° 9.765/2019 and of the text entitled "Literacy, the VILLAGE of literacy" by Carlos Nadalim, the current Secretary of Literacy. Throughout the bibliographic review of this work we used the main contributors as authors Vygotsky, Ferreiro, Teberosky and Soares, in order to corroborate our reflections on the misconception of returning to technical methods and traditional perspectives that were previously overcome-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectAlfabetização - Brasil-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectPsicolinguistica-
Palavras-chave: dc.subjectSociolinguistica-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento-
Título: dc.titleMétodos de alfabetização no Brasil : análise das atuais proposições governamentais-
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