Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Borba, Carolina dos Anjos de, 1979- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Rosa, Sanciaray Yarha Silva da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:14:51Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:14:51Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85573 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85573 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof. Dra. Carolina dos Anjos de Borba | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho apresenta a discussão sobre o papel desempenhado pela mulher negra estudante da Universidade Federal do Paraná no curso de Pedagogia, apresenta também discussões realizadas pelo movimento feminista negro e interseccional, considerando que essas mulheres caracterizam-se como negras, estudantes, assentadas, mães. A partir dessa perspectiva, mostra as diversas experiências vivenciadas por cada uma das quatro estudantes que participaram desta pesquisa e que estão inseridas dentro do ambiente universitário. Esta pesquisa tem suas raízes fincadas na etnografia, partindo da perspectiva em que as questões de raça e gênero se tornam centrais durante todo o processo em campo com um caráter qualitativo. Com um olhar voltado ao universo estudantil está pesquisa busca provocar um novo olhar sobre esses espaços e as pessoas que o ocupam, reconhecendo a diversidade, mostrando as diversas relações de poder que vigoram nesse ambiente e estruturas das quais perpetuam o racismo não deixando a universidade livre dessas práticas, ao torna-se parte da sociedade a universidade poderá reposicionar-se diante de situações racistas, ou que não permite a permanência de estudantes negras por entender as barreiras presentes no espaço acadêmico. Compreender a interseccionalidade nos permite compreender de que o fato de ser mulher negra nos leva a enfrentar situações em que o machismo e o racismo caminham juntam, ao mesmo tem que, enquanto mulheres intelectuais lutam para enegrecer esses espaços, a realidade e o cotidiano de estudantes negras é uma temática que fica sempre a margem das discussões. A metodologia usada para o desenvolvimento desta pesquisa foi a etnografia e tem como referencial teórico em sua maioria mulheres negras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper presents a discussion about the role played by the black woman student of the Federal University of Paraná in the Pedagogy course, also presents discus- sions about the black and intersectional feminist movement, considering that these women are characterized as black, students, consensuses, mothers. . From this per- spective, it shows how various experiences lived by each of the four students who follow these research and are inserted within the university environment. It is re- searching its identified roots in ethnography, starting from the perspective that issues of race and gender become multiple throughout the process in the field with a qualita- tive character. With a look at the student universe this research seeks to provoke a new look at these spaces and the people they occupy, recognizing a diversity, show- ing how diverse power relations that prevail in this environment and structures from which they perpetuate or racism do not select a free university. These practices, when becoming part of the university society, can be repositioned in the face of racist situations, or that does not allow the permanence of black students because they understand as barriers present in the academic space. Understanding intersectionality allows us to understand the fact that black women lead us to situa- tions where machismo and racism go together at the same time, while intellectual women struggle to blacken these spaces, in reality and in the daily lives of black stu- dents. . a theme that is always on the fringes of discussions. The methodology used for the development of this research was ethnography and its theoretical reference is mostly black women | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Intelectuais negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mulheres - Educação - Brasil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Estudo e ensino | - |
Título: dc.title | Intelectuais negras no curso de pedagogia da UFPR : trajetórias e resistências | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: