
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Samara Mendes Araújo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Pierin, Vanessa da Veiga Ferres | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:17:16Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:17:16Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85572 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85572 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Samara Mendes Araújo Silva | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O livro didático é um recurso de ensino utilizado por docentes e discentes no cotidiano escolar, e, portanto constitui uma fonte histórica importante. Nesse trabalho para realizar um estudo de modo analítico nesse material realizou-se recorte no amplo e diversificado dentre o rol de temáticas que podem ser compreendidas, nos fixando na concepção de infância contida nos manuais didáticos, nos detendo em analisar a partir das imagens contidas nos livros didáticos de História de 2o ao 5o ano do Ensino Fundamental, utilizados nas escolas da rede municipal de ensino de Pinhais (PR) entre os anos 2010 e 2015 distribuídos pelo PNLD. Para tanto foi realizada revisão bibliográfica para obtenção das definições de infância, assim como para conhecer a trajetória histórica do livro didático enquanto recurso de ensino e objeto de politicas públicas no âmbito da educação nacional. Além de análises das imagens da infância e de crianças contidas nas fontes históricas (manuais didáticos) utilizadas neste trabalho. Foi conceituada infância com base nos referenciais teóricos: Manuel Sarmento (1997), Xavier (2004) e Levin (1997). Após análise qualitativa das imagens concluiu-se que as crianças são representadas nos materiais didáticos, em geral, nos espaços dos núcleos familiares e ambientes escolares, onde aparentemente transitam cotidianamente e com maior regularidade, enquanto nos demais espaços sociais as imagens infantis e, conseqüentemente, as presenças infantis são negligenciadas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The textbook is a teaching resource used by teachers and students in daily school life, and therefore constitutes an important historical source. In this work to carry out an analytical study on this material, a broad and diversified study was carried out among the list of themes that can be understood, fixing us on the conception of childhood contained in the didactic manuals, stopping to analyze from the images contained in History textbooks from 2nd to 5th grade of elementary school, used in schools of the municipal school of Pinhais (PR) between 2010 and 2015 distributed by PNLD. To this end, a bibliographic review was performed to obtain the definitions of childhood, as well as to know the historical trajectory of the textbook as a teaching resource and object of public policies within the national education. In addition to analysis of images of childhood and children contained in the historical sources (textbooks) used in this work. Childhood was conceptualized based on the theoretical references: Manuel Sarmento (1997), Xavier (2004) and Levin (1997). After a qualitative analysis of the images, it was concluded that the children are represented in the didactic materials, in general, in the spaces of the family nuclei and school environments, where they apparently transit daily and more regularly, while in the other social spaces the children's images and, consequently, Children's presences are neglected | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Livros didáticos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
| Título: dc.title | A infância em imagens : a criança em livros didáticos de história (2010 a 2015) | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: