Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Vitoria Quearis de | - |
Autor(es): dc.creator | Pitela, Mariana Iurk | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:38:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:38:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85570 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85570 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Tania Stoltz | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Muitas iniciativas e propostas de escolas e experiências pedagógicas alternativas e inspiradoras surgiram, após a percepção de que o modo como a escola está organizada deixou de fazer sentido para boa parte dos estudantes. Dados do Indicador de Alfabetismo Funcional (INAF) 2018 evidenciam que os objetivos do ensino não têm sido alcançados plenamente, mesmo com a garantia de ingresso nas instituições. Nessas escolas inovadoras enfatiza-se a importância dos espaços pedagógicos não tradicionais, e o papel da personalização da aprendizagem, do atendimento individual às especificidades de cada aluno, além de refletir sobre o conceito de Educação, frequentemente, tendo uma visão que compreende o ser humano em sua totalidade. O presente trabalho visa a compreender se a metodologia de projetos utilizada em escolas inovadoras pode contribuir para a criação de alternativas para oferecer aos alunos a personalização da aprendizagem. Para isso, busca, por meio de pesquisa bibliográfica, pontuar a deficiência da educação tradicional; compreender os termos inovação e inovação educacional; conhecer modelos de instituições alternativas e compreender a metodologia de projetos. A fim de conhecer a realidade de uma dessas escolas inovadoras, após essas análises teóricas, realiza-se uma pesquisa de campo qualitativa, por meio dos instrumentos de entrevista e questionário, de caráter semiestruturado, com professores e auxiliares de uma escola de Educação Infantil considerada inovadora em Curitiba. Tomando como base os referenciais teóricos e os dados coletados, conclui-se que a metodologia de projetos pode contribuir para a criação de alternativas para oferecer aos alunos a personalização da aprendizagem, quando inserida em instituições que se comprometem a colocar os alunos no centro da aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: After realizing that the way the school is organized no longer makes sense for most students, many inspiring and alternative school initiatives and proposals have emerged. Data from the Functional Literacy Indicator (INAF) 2018 show that the objectives of teaching have not been fully achieved, even with the guarantee of entry into institutions. In these innovative schools, the importance of non-traditional pedagogical spaces is emphasized, as well as the role of learning personalization, individual attendance to the specificities of each student, as well as reflecting on the concept of education often, having a vision that comprehends the human being in his / her own totality. The present work aims to identify if the project methodology can contribute to the creation of alternatives to offer students the personalization of learning, having the benefit of overcoming the traditional teaching in a Curitiba school. For this, it seeks, through bibliographic research, to point out the deficiency of traditional education; understand the terms innovation and educational innovation; know models of alternative institutions and understand the methodology of projects. In order to know the reality of one of these innovative schools, after these theoretical analyzes, the semi-structured field survey was conducted with interview and questionnaire instruments, with teachers and assistants from an innovative kindergarten school in Curitiba. Based on the theoretical frameworks and data collected, it was concluded that the project methodology can contribute to the creation of alternatives to offer students the personalization of learning, when inserted into institutions that commit themselves to placing students at the center of learning | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação não-formal | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
Título: dc.title | Escolas inovadoras : conceito e estudo de caso | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: