
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Marcos, 1971- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Nayara Mesquita | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:51:51Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:51:51Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85569 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85569 | - |
| Descrição: dc.description | Orientador: Prof. Dr. Marcos Alexandre dos Santos Ferraz | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho entende-se que o Estado além de uma entidade responsável pela oferta da educação formal precisa garantir muito além do acesso e assim, acaba desempenhando um papel de promotor de justiça e bem estar social. Suas políticas públicas são capazes de influenciar no contexto escolar. Assim, sua presença em outras esferas da vida da pessoa é analisada por meio da fixação de Equipamentos Urbanos próximos às escolas de ensino fundamental na Regional CIC de Curitiba. Para atingir esse objetivo, utilizou-se a plataforma Mapas Interativos do IPPUC que mapeia os Equipamentos Urbanos em todas suas esferas, aqui selecionou-se apenas os públicos, por entendê-los como uma manifestação direta da atuação do Estado como promotor de combate às desigualdades. Utilizou-se como revisão bibliográfica autores como Castro, Cury, Ferraz, Crahay, Telles, Veiga, Lefort, entre outros para contextualizar a implantação dos direitos, o direito à educação, o papel do Estado, a dimensão do trabalho na vida do indivíduo, entre outros princípios que norteiam as discussões da pesquisa. Não foi possível observar uma relação direta entre falta de equipamentos urbanos públicos e menor desempenho escolar no IDEB em escolas que ofertam ensino fundamental na Regional CIC de Curitiba | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This work understands that the State, besides being an entity responsible for the provision of formal education, needs to guarantee much beyond access and thus ends up playing a role of promoter of justice and social welfare. Their public policies are able to influence in the school context. Therefore, their presence in other spheres of life is analyzed through the fixation of Urban Equipment near the elementary schools in the CIC Regional Curitiba. To achieve this goal, we used the IPPUC Interactive Maps platform that maps the Urban Equipment in all its spheres, here we selected only the public, because they understand them as a direct manifestation of the state's action as a promoter to combat inequalities. . We used as bibliographic review authors such as Castro, Cury, Ferraz, Crahay, Telles, Veiga, Lefort, among others to contextualize the implementation of rights, the right to education, the performance of the state, the dimension of work in the life of the individual, among other principles that guide the research discussions. It was not possible to observe a direct relationship between lack of public urban facilities and lower school performance at IDEB in schools that offer elementary education in the CIC Curitiba Regional | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação e Estado | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Política pública | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Rendimento escolar | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação básica | - |
| Título: dc.title | Equipamentos urbanos do estado e desempenho no IDEB : o caso de 5 escolas na Regional CIC | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: