Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971- | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Godoy, Vanessa de Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:24:52Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:24:52Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85568 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85568 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo apresenta primeiramente por meio da revisão bibliográfica as contribuições do ensino da História Local para a construção da identidade e a consciência histórica do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo da literatura sobre o tema evidencia as reflexões e aprendizados que os alunos podem construir a partir do ensino da História Local. Assim, constata a importância desse ensino como ferramenta para a compreensão da História de forma significativa. Apresenta no segundo capítulo, uma análise dos documentos norteadores para o trabalho pedagógico no município de Curitiba para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (2006) e Currículo Municipal do Ensino Fundamental (2016) e verifica embasado pela revisão bibliográfica como esse ensino é contemplado nesses documentos. Nos fundamentos teórico-metodológicos dos dois documentos encontra uma proposição de ensino de História que se volta para a valorização da realidade do aluno e a construção de um aprendizado da História a partir do uso de diversas fontes. No entanto, percebe que nesses fundamentos o ensino de História Local não é citado. Compreende que o Currículo Municipal de Curitiba aprofunda ideias presentes nas Diretrizes, e enfatiza a concepção da construção da consciência histórica e a valorização das identidades, pois, apropria-se da teoria de consciência histórica de Rüsen que também é percebida na revisão bibliográfica. No entanto, nos conteúdos, objetivos e critérios de ensino e aprendizagem apresentados no Currículo, a História Local se apresenta de forma genérica e expandida, não valoriza as especificidades da História dos bairros de Curitiba. Conclui, que a falta desta orientação pode prejudicar o desenvolvimento da consciência histórica e das identidades, pois, nesse caso depende do olhar e do conhecimento do professor abordar a História Local a partir desta percepção | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Historia - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Identidade | - |
Título: dc.title | Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : proposições do município de Curitiba | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: