Ensino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : proposições do município de Curitiba

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Autor(es): dc.contributorGonçalves, Nadia Gaiofatto, 1971--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorGodoy, Vanessa de Oliveira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:24:52Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:24:52Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85568-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85568-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Nadia Gaiofatto Gonçalves-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este estudo apresenta primeiramente por meio da revisão bibliográfica as contribuições do ensino da História Local para a construção da identidade e a consciência histórica do aluno nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O estudo da literatura sobre o tema evidencia as reflexões e aprendizados que os alunos podem construir a partir do ensino da História Local. Assim, constata a importância desse ensino como ferramenta para a compreensão da História de forma significativa. Apresenta no segundo capítulo, uma análise dos documentos norteadores para o trabalho pedagógico no município de Curitiba para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, Diretrizes Curriculares do Ensino Fundamental (2006) e Currículo Municipal do Ensino Fundamental (2016) e verifica embasado pela revisão bibliográfica como esse ensino é contemplado nesses documentos. Nos fundamentos teórico-metodológicos dos dois documentos encontra uma proposição de ensino de História que se volta para a valorização da realidade do aluno e a construção de um aprendizado da História a partir do uso de diversas fontes. No entanto, percebe que nesses fundamentos o ensino de História Local não é citado. Compreende que o Currículo Municipal de Curitiba aprofunda ideias presentes nas Diretrizes, e enfatiza a concepção da construção da consciência histórica e a valorização das identidades, pois, apropria-se da teoria de consciência histórica de Rüsen que também é percebida na revisão bibliográfica. No entanto, nos conteúdos, objetivos e critérios de ensino e aprendizagem apresentados no Currículo, a História Local se apresenta de forma genérica e expandida, não valoriza as especificidades da História dos bairros de Curitiba. Conclui, que a falta desta orientação pode prejudicar o desenvolvimento da consciência histórica e das identidades, pois, nesse caso depende do olhar e do conhecimento do professor abordar a História Local a partir desta percepção-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
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Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectHistoria - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectIdentidade-
Título: dc.titleEnsino de história local nos anos iniciais do ensino fundamental : proposições do município de Curitiba-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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