Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Sagatio, Sandra Guimarães | - |
Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Autor(es): dc.creator | Vaz, Millena Cristina | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T12:25:05Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T12:25:05Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85563 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85563 | - |
Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Sandra Guimarães Sagatio | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar e destacar a importância e a significação social e pedagógica do projeto de extensão universitária A Literatura Infantojuvenil no Ambiente Hospitalar, que se encontra vigente desde 2002 num hospital público de Curitiba, mediado pela Universidade Federal do Paraná, bem como investigar como a leitura e/ou contação de histórias pode ou não ser influenciada pelo ambiente hospitalar sob o ponto de vista pedagógico dos sujeitos que atuam/atuaram nesse local, como voluntárias acadêmicas de anos anteriores. Para isso, foi necessário buscar subsídios teóricos em autores como Abramovich (1997), Zilberman (2003), Matos & Muggiati (2009) e Gasparotto (2011), que discutem sobre a prática pedagógica em hospitais de leitura e/ou contação de histórias. Foi realizada uma pesquisa, de natureza qualitativa, por meio de questionário aplicado a duas voluntárias acadêmicas do projeto em questão. Por meio das análises dos dados da pesquisa, foi possível perceber como a humanização nos hospitais, o trabalho interdisciplinar e a interação entre todos os sujeitos envolvidos no tratamento das crianças são fatores da mais alta relevância, uma vez que a prática de ler e/ou contar histórias pode proporcionar momentos lúdicos capazes de diferenciar a rotina do ambiente hospitalar ,e por isso deve ser planejada e executada refletindo sobre todos os aspectos referentes aos seus ouvintes e ao ambiente, visto que o local pode influenciar nessa ação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This present study aims to characterize the university extension project about Children's Literature in the Hospital Environment. This Project is taking place in a public hospital in Curitiba and mediated by the Federal University of Paraná. Its intent is to investigate how storytelling may or may not be influenced by hospital environment from the pedagogical point of view of those who work in this place. For this study, we based our research on such authors as Abramovich (2004), Matos & Muggiati (2009) and Gasparotto (2011), they discussed the pedagogical practice in hospitals. We also conducted a qualitative research through a questionnaire applied to two volunteers of the project at issue. Through the analysis of the survey data, we can see how the involment of people in hospitals, through interdisciplinary work and social interactions in the treatment of children is of the highest relevance. The practice of storytelling can provide playful moments to differentiate the routine from the hospital environment and therefore it must be planned and executed reflecting on all aspects regarding its listeners and the environment, since the place can influence this action | - |
Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Palavras-chave: dc.subject | Arte de contar historias | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Hospitais - Curitiba (PR) | - |
Título: dc.title | A contação de história em um hospital público de Curitiba : análise de um projeto de extensão universitária | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: