
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Branco, Veronica, 1947- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Moura, Rhamisia Beher Rolim de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T10:42:41Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T10:42:41Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85562 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85562 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Profa. Dra. Verônica Branco | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho surgiu em função do interesse em acompanhar e descobrir os níveis da alfabetização e como as crianças são estimuladas e instigadas a entrar no universo da leitura e da escrita nos primeiros anos de vivência escolar. Assim, para que essa pesquisa fosse realizada, primeiramente estudamos alguns referenciais teóricos, que tratam o desenvolvimento da leitura e escrita na criança e dos estímulos que podem ser feitos a ela. Posteriormente foi realizada uma pesquisa qualitativa em uma escola da rede privada no município de Curitiba, analisando duas turmas do 1o ano do Ensino Fundamental, um total de 32 estudantes, na qual realizamos observações e análise das sondagens no período do mês de outubro, tomando como base os principais documentos que norteiam a educação básica brasileira | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Escolas particulares | - |
| Título: dc.title | A construção do sistema da escrita alfabética por alunos de uma escola da rede particular de ensino | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: