Condições de qualidade nas escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais : um olhar sobre o sertão do Piauí

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSchneider, Gabriela, 1986--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorHahner, Sheila-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:19:38Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:19:38Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85561-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85561-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Profa. Dra. Gabriela Schneider-
Descrição: dc.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: O presente trabalho surgiu em função do interesse de investigar a realidade educacional do sertão do Estado do Piauí. A pergunta que guiou tal investigação foi: Quais são as condições das Escolas Municipais de Ensino Fundamental do sertão/semiárido do Piauí? A partir dessa questão, deu-se início a construção da pesquisa pela revisão de literatura a respeito da definição do conceito de sertão e a que faixa territorial ela corresponde. Descobriu-se que o conceito é amplo e pode ser utilizado para definir diversos espaços dentro do país. No entanto, para este trabalho, optou-se por se utilizar a palavra sertão considerando a região de semiárido do Nordeste brasileiro, especificamente no Estado do Piauí. Discutiu-se ainda que a questão climática do sertão/semiárido interfere na realidade de pobreza do Estado, mas não é o único fator determinante. Autores como Malvezzi (2007), defendem que é possível assegurar melhores condições para regiões com climas adversos adotando práticas de convivência, neste caso, com o semiárido. Para tanto, são necessárias políticas públicas e eficientes no combate às desigualdades dessa região. Dando seguimento a escrita deste trabalho, discorreu-se sobre o uso do termo qualidade dentro da história da educação no Brasil, e o que pode ser caracterizado como condições de qualidade na educação. Após esta discussão, foram definidos dois fatores principais dentro da temática de qualidade a fim de analisar a realidade sertaneja piauiense: a questão de infraestrutura e a questão docente. Tendo justificado a escolha destes focos dentro da pesquisa, foram explanadas as opções metodológicas utilizadas neste trabalho, defendendo as vantagens de fazer a pesquisa no molde quantitativo. Por fim, o trabalho foi finalizado com a apresentação dos dados coletados do Censo Escolar 2018 e do Atlas do Desenvolvimento Humano 2013, com a intenção de revelar e analisar a realidade das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Anos Iniciais do Estado do Piauí. Concluiu-se, a partir do levantamento de dados que é urgente um olhar do Governo sobre a realidade educacional do Piauí visto que os dados comprovam a realidade precária a que estão submetidos os estudantes deste Estado. Estudantes estes que merecem ter seus direitos assegurados conforme a lei prevê, tendo acesso a uma escola que propicie uma educação com princípios mínimos de qualidade-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The present coursework arose from the interest of investigating the educational reality of the interior of the State of Piauí - Brazil. With this purpose, the construction of the research began by the literature review about the definition of the concept of the hinterland and to which territorial band it corresponds. It turned out that concept is quite broad and can be used to define several spaces across the country. However, for this research, was chose to use the word hinterland considering the semiarid region in the Brazilian northeastern, specifically in the state of Piauí. It was also discussed that the climate issue of the hinterland/semiarid interferes with the state's poverty reality, but this isn’t the only determining factor. Authors as Malvezzi (2007) defend that it is possible to ensure better conditions for regions with adverse climates by adopting coexistence practices, in this case with the semiarid. To this end, public and efficient policies are needed to combat inequalities in this region. Continuing research writing, was discussed the use of the term Quality within the history of education in Brazil, and what can be characterized as quality conditions in education. After this discussion, two main factors were defined within the theme of Quality in order to analyze the reality of the state of Piauí: the infrastructure and the teaching issues. With justified research focuses, the methodological options used in this work were explained, defending the advantages of doing the research in the quantitative mold. Finally, was concluded with the presentation of data collected from the 2018 School Census and the 2013 Human Development Atlas, to revealing and analyzing the reality of the Piauí State Elementary Schools. From this data survey, it’s concluded that a Government look at the educational reality of Piauí is urgent, the data prove the precarious reality to which the students of this State are subjected. Students who deserve to have their rights assured as provided by law, having access to a school that provides an education with minimum quality principles-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação e Estado-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Piauí-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas públicas - Piauí-
Título: dc.titleCondições de qualidade nas escolas municipais de ensino fundamental anos iniciais : um olhar sobre o sertão do Piauí-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo

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