O brincar como princípio educativo : o que as professoras dos CMEIs de Curitiba têm a dizer?

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Autor(es): dc.contributorDaniel, Leziany Silveira, 1978--
Autor(es): dc.contributorUniversidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia-
Autor(es): dc.creatorPaiva, Loriani Milão Koch de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-09-01T12:35:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-09-01T12:35:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2023-12-10-
Data de envio: dc.date.issued2019-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://hdl.handle.net/1884/85559-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85559-
Descrição: dc.descriptionOrientadora: Prof. Dra. Leziany Silveira Daniel-
Descrição: dc.descriptionProjeto de Pesquisa (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia-
Descrição: dc.descriptionInclui referências-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho tem por objetivos refletir sobre a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e analisar o entendimento do professor acerca da importância das brincadeiras nesta etapa que é tão importante e significativa para a criança. A pesquisa realizada apresenta um caráter explorativo, com resultados quantitativos e qualitativos sobre o brincar como princípio educativo em dois CMEIS da regional Cajuru em Curitiba. O questionário foi aplicado com 16 professoras de Educação Infantil do município e suas respectivas pedagogas com intuito de recolher informações quanto às suas percepções em relação ao assunto e em como ele ocorre na prática docente na Educação Infantil. É apresentado um breve estudo histórico sobre a concepção de infância na educação infantil e informações sobre o processo das brincadeiras e como são constituídas, sua importância, entre outros. Também buscamos compreender como é realizada a avaliação do que a criança aprende durante as brincadeiras e analisar nos documentos que norteiam a educação infantil, como a RCNEI – Referencial Curricular para a Educação Infantil, o papel e o perfil que as legislações e as políticas públicas voltadas para a Educação Infantil apresentam. Ao final da pesquisa, podemos observar que as professoras reconhecem a importância do brincar para o desenvolvimento da criança, porém por conta da rotina acaba sendo pouco o tempo destinado para as brincadeiras, mesmo sendo o brincar considerado o fio condutor do trabalho com as crianças-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This paper aims to reflect on the importance of play for child development and analyze the teacher's understanding of the importance of play at this stage that is so important and significant for the child. The research has an exploratory character, with quantitative and qualitative results on playing as an educational principle in two CMEIS of the Cajuru regional in Curitiba. The questionnaire was administered to 16 teachers of kindergarten in the city and their respective pedagogues in order to gather information about their perceptions about the subject and how it occurs in the practice of teaching in kindergarten. A brief historical study about the conception of childhood in early childhood education and information about the process of play and how it is constituted, its importance, among others, is presented. We also seek to understand how the assessment of what children learn during play is performed and analyze in the documents that guide early childhood education, such as the RCNEI - Curriculum Framework for Early Childhood Education, the role and profile that laws and public policies aimed at for kindergarten feature. At the end of the research, we can see that the teachers recognize the importance of play for the child's development, but because of the routine ends up being little time for playing, even though playing is considered the guiding thread of work with children-
Formato: dc.format1 recurso online : PDF.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Palavras-chave: dc.subjectEducação infantil-
Palavras-chave: dc.subjectBrincadeiras-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças - Desenvolvimento-
Título: dc.titleO brincar como princípio educativo : o que as professoras dos CMEIs de Curitiba têm a dizer?-
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