
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Stoltz, Tania, 1963- | - |
| Autor(es): dc.contributor | Universidade Federal do Paraná. Setor de Educação. Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Victória Cecchi de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-09-01T11:22:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-09-01T11:22:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-10 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2019 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://hdl.handle.net/1884/85558 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/1884/85558 | - |
| Descrição: dc.description | Orientadora: Prof.a Dr.a Tania Stoltz | - |
| Descrição: dc.description | Monografia (graduação) - Universidade Federal do Paraná, Setor de Educação, Curso de Graduação em Pedagogia | - |
| Descrição: dc.description | Inclui referências | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho teve como objetivo geral investigar o trabalho realizado em uma sala de recursos para estudantes com Altas Habilidades/ Superdotação da rede estadual de ensino, no município de Curitiba. Para tanto, contou com os seguintes objetivos específicos: levantar os projetos atuais desenvolvidos em uma sala de recursos para alunos com AH/SD da rede estadual de ensino no município de Curitiba; identificar as características das oficinas e dos profissionais que trabalham em uma sala de recursos para alunos com AH/SD, da rede estadual de ensino no município de Curitiba e identificar o perfil de estudantes com AH/SD que participam de uma sala de recursos para alunos com AH/SD, da rede estadual de ensino, no município de Curitiba. Após revisão dos principais teóricos que subsidiam os estudos sobre AH/SD e revisão da legislação brasileira acerca do atendimento em salas de recursos, realizou-se pesquisa qualitativa com cinco estudantes, um professor e três familiares de estudantes, que frequentam uma sala de recursos. Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados questionário e observação. Concluiu-se que seria necessário um olhar mais cuidadoso por parte dos órgãos competentes, pois, por mais que haja o atendimento, por vezes, não há a estrutura necessária, e nem professores em número suficiente para suprir a demanda de alunos | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The study presented aims to investigate the work done in a Multifunction Resources room for High Abilities/Gifted state education students, in the city of Curitiba. For that, the following specific objectives were followed: to raise data about the current projects developed in a Resourse Room for High Abilities/Gifted state education students in the city of Curitiba; to identify the characteristics of the worshops and the professionals who work in a resource room for High Abilities/Gifted state education students in the city of Curitiba and to establish the profile of these High Abilities/Gifted students who participated in these workshops for High Abilities/Gifted state education students in the city of Curitiba. After a review of the main theoreticians who finance the studies about High Abilities/Giftedness and the brazilian legislation regarding the service provided in these resourse rooms, a quality research was made with five students, a teacher and three students families who attended a resourse room, about the work done in this room through surveys and observation. It was concluded that a more careful and close look would be necessary from the competent bodies, for even the service being provided, at certain times there is no structure or teachers enough to meet demands | - |
| Formato: dc.format | 1 recurso online : PDF. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Superdotados | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Atendimento educacional especializado | - |
| Título: dc.title | O atendimento em salas de recursos para alunos com altas habilidades/superdotação no município de Curitiba : um estudo de caso | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional - Rede Paraná Acervo | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: